Os Jogos Olímpicos de Tóquio, marcados para o próximo verão, poderão contar com plateias exclusivamente compostas por residentes no Japão. De acordo com o jornal nipónico 'The Mainichi', o governo local iniciou as preparações para a realização dos jogos Olímpicos e Paralímpicos sem adeptos estrangeiros.
O jornal cita fontes próximas do processo, que deverá ter uma decisão final ainda durante o mês de março, depois de conversações com o Comité Olímpico Internacional.
"Sob as circunstâncias atuais, não podemos aceitar espetadores de outros países", disse fonte próxima do governo ao jornal.
A preocupação da opinião pública japonesa e o pouco apoio da mesma à realização dos jogos durante a pandemia, levaram o governo japonês a considerar esta hipótese.
No inicio de fevereiro, o na altura presidente do comité organizador dos jogos, Yoshiro Mori - entretanto substituído por Seiko Hashimoto - afirmava que os Jogos iam acontecer, mas que o formato poderia sofrer alterações.
"Temos de ultrapassar o debate sobre se o evento vai realizar-se ou não. A questão é saber-se como o vamos organizar", disse Mori durante uma reunião entre o comité organizador e os responsáveis do Partido Liberal Democrata (PLD), no poder no Japão.
Comentários