O Chefe de Missão de Portugal aos Jogos Olímpicos Rio2016, José Garcia, afirmou hoje que a equipa lusa é formada por um “leque de atletas fabuloso” e que, como tal, acredita em “dias mágicos” no Brasil.

Em declarações à agência Lusa, à margem do I encontro da equipa olímpica de Portugal, no Porto, o ex-canoísta olímpico mostrou-se otimista numa boa participação e disse esperar que os atletas lusos sejam capazes de “mostrar o seu melhor”.

“Se há o desejo de um melhor desempenho de sempre? Não posso desmentir essa afirmação, efetivamente. Nós queremos que os nossos atletas consigam o seu melhor. Temos um leque de atletas fabuloso e queremos acreditar que serão dias mágicos, dias positivos, em que tudo correrá bem, e em que serão capazes de demostrar o seu melhor”, disse José Garcia.

Para o Chefe de Missão, “as expetativas de uma boa participação, em termos quantitativos e em termos de qualidade, são muito boas”.

“Temos já apuradas 52 quotas de atletas. Todo o processo termina em 11 de julho. Maio, particularmente, é um mês muito intenso, há nove possibilidades de qualificação. Diria que (a preparação) está a decorrer de forma positiva”, explicou à Lusa o ex-vice-presidente da Federação Portuguesa de Canoagem.

José Garcia não quis, porém, falar em medalhas ou quantificar o que será uma boa participação.

“Temos atletas integrados no projeto que estão qualificados pela sua capacidade de conquistar medalhas em campeonatos da Europa e em campeonatos do Mundo. O objetivo é que esses atletas consigam confirmar nos Jogos Olímpicos os resultados que têm feito nessas competições”, disse à Lusa.

O desejo do Chefe de Missão é que os atletas “consigam demonstrar o valor que têm exibido ao longo deste tempo e consigam nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro superar-se. É esse o nosso objetivo”.

A equipa olímpica de Portugal - Missão Rio2016 cumpriu hoje o seu I encontro, no Porto, onde estiveram presentes quase meia de atletas, mais treinadores, dirigentes e elementos do Comité Olímpico de Portugal.

Os Jogos Olímpicos de 2016 realizam-se no Rio de Janeiro, no Brasil, de 05 a 21 de agosto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.