Portugal conseguiu no Rio2016 a sua segunda melhor pontuação de sempre em Jogos Olímpicos, ao totalizar 41, atribuídos aos atletas classificados entre o primeiro e o oitavo, perdendo apenas para os 44 de Atenas2004.
A missão lusa só arrebatou uma medalha, de bronze, por intermédio da judoca Telma Monteiro (-57kg), o que custou um pobre 78.º lugar no medalheiro, mas conseguiu colocar um recorde de 10 atletas no ‘top 6’.
Assim, somando de oito pontos para o primeiro até um para o oitavo, a missão lusa fecha com 41 pontos, o segundo melhor registo de sempre, superando por 13 as últimas presenças, em Pequim2008 e Londres2012.
Nesta positiva prestação global por pontos já não entram mais outros bons resultados, nomeadamente sete nonos lugares e um 10.º.
Os atletas lusos que mais pontuaram foram os canoístas Emanuel Silva e João Ribeiro, que foram quartos em K2 1.000, a menos de três décimos do bronze, e ajudaram o K4 1.000 a ser sexto, contribuindo assim para oito pontos.
Por seu lado, Fernando Pimenta conseguiu o último dos lugares do pódio dos ‘pontuadores’, com sete pontos, face à participação no K4 e ao seu quinto lugar em K1 1.000 metros.
Telma Monteiro surge a seguir, com seis pontos, enquanto Marcos Freitas (ténis de mesa), a equipa de futebol e João Pereira (triatlo) contribuíram com quatro.
Campeão olímpico em Pequim2008, Nelson Évora valeu, desta vez, três pontos, os mesmos conquistados por Patrícia Mamona, também no triplo salto, pela marchadora Ana Cabecinha, nos 20km marcha, e pelo K4 1.000 metros, também com David Fernandes.
Os últimos pontos foram arrebatados pelo ciclista Nelson Oliveira, que foi sétimo no contrarrelógio.
Comentários