Os canoístas Emanuel Silva e Fernando Pimenta conquistaram, esta quarta-feira, a primeira medalha para Portugal nos Jogos Olímpicos Londres2012, alcançando uma prata que “sabe a ouro” em K2 1.000 metros.
«Queremos continuar a fazer um bom trabalho. Estamos muito motivados, conseguimos bons resultados para Portugal. Não há palavras. Agradeço aqueles que acreditaram em nós», disse Emanuel Silva, horas depois de ter recebido a medalha de prata.
A dupla portuguesa terminou a prova em 3.09,699 minutos e ficou a 53 centésimos da medalha de ouro conquistada pelos húngaros Rudolf Dombi e Roland Kokeny, relegando para o bronze os alemães Martin Hollstein e Andreas Ihle, campeões olímpicos em Pequim. 
A partir de agora, com uma medalha de prata, a responsabilidade destes nortenhos será ainda maior. Mas o bracarense Silva pede tempo e apoio às modalidades.
Ainda faltam quatro anos para os Jogos Olímpicos de Rio2016. Temos de dar tempo e carregar as energias. Espero que haja apoio nas modalidades e que haja atletas. O país não é só futebol, mesmo sabendo que é bom para o país. Mas precisamos de apoiar as outas modalidades. É necessário que os portugueses acreditem que o nosso objetivo é lutar pelo nome de Portugal. Os atletas não vêm para aqui de férias. Sentimo-nos orgulhosos por aqueles que gastaram dinheiro para acompanhar esta modalidade ao vivo.
Emanuel Silva, o mais experiente da dupla, com 26 anos e passagens em Atenas2004 e Pequim2008, contou à imprensa portuguesa presente em Windsor, Reino Unido, o que estava a pensar antes da prova desta manhã.
«Estava ao telefone com o meu pai durante o pequeno almoço e disse-lhe: viemos aqui para arrebentar com isto. Estou pronto para partir aquilo tudo, acrescentei. Assim como o Pimenta, tentamos sempre dar o nosso máximo. Temos de ir atrás dos adversários e acreditar. Não há cá stresses nem tensões. Começar a abrir e acabar a morrer».

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.