A ginasta portuguesa Filipa Martins apurou-se hoje para os Jogos Olímpicos Paris2024, ao garantir a vaga na qualificação do concurso completo (‘all around’) dos Mundiais de Antuérpia, na Bélgica, conseguindo Portugal vaga na oitava modalidade diferente.

Com 51.965 pontos, a portuguesa garantiu o 27.º lugar na qualificação e apurou-se para a final dos Mundiais, assegurando a terceira participação olímpica.

Hoje, conseguiu 13.166 pontos nos saltos, 13.333 nas paralelas assimétricas, 12.633 na trave e 12.833 em solo.

Martins, de 27 anos, foi 37.ª no concurso completo no Rio2016 e 43.ª em Tóquio2020.

O presidente da Federação de Ginástica de Portugal, Luís Arrais, afirmou que sentiu um “grande orgulho” com o desempenho da ginasta lusa.

“A ginástica está de parabéns. Para a Filipa, para o treinador e para o clube muito obrigada de toda a família gímnica", disse, citado pela federação em comunicado.

Já Artur Romão, chefe de delegação, considerou o resultado obtido como "um feito gigante", numa competição que contou com um "nível elevadíssimo" em que a "Filipa esteve à altura do desafio".

A ginasta encontra-se na Bélgica acompanhada por Luís Arrais, Artur Romão, pelos treinadores José Ferreirinha (treinador Nacional), Susana Coutada e Sara Nabais, assim como pela fisioterapeuta Beatriz Almeida.

A final do concurso completo feminino dos Mundiais de Antuérpia está agendada para sexta-feira.

Na mesma competição esteve também Mafalda Costa, que terminou na 106.ª posição do ‘all around’, ao somar 45.232 pontos.

Portugal conta já com 18 vagas asseguradas para Paris2024, agora em oito modalidades diferentes – a ginástica junta-se ao atletismo, à canoagem, ao ciclismo, à natação, ao surf, ao tiro com armas de caça e à vela.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.