Com um campeão mundial e uma campeã europeia numa seleção de estreantes em Jogos Olímpicos a natação pura portuguesa despediu-se hoje sem finais nem recordes nacionais, mas com alguns lamentos, de Paris2024.
O ‘adeus’ português à piscina da Arena Paris La Defense, onde a queda de recordes têm sido uma raridade, foi dado por Diogo Ribeiro, que falhou a presença nas ‘meias’ dos 100 metros mariposa, distância na qual se sagrou campeão mundial em janeiro.
Na sua última prova na capital francesa, disputada no dia em que passam 40 anos sobre a primeira e única final da natação portuguesa em Jogos Olímpicos, conseguida por Alexandre Yokochi em Los Angeles (1984), Diogo Ribeiro foi sexto na sua terceira série dos 100 mariposa, com a marca de 51,90 segundos, acima do seu recorde nacional (51,17).
O único português campeão mundial de natação foi 20.º classificado das eliminatórias, ficando a 28 centésimos do 16.º e último apurado, tendo reconhecido no final que “tinha mais para dar”.
“Vim para aqui como campeão mundial e nem a meia-final passei. Temos de ver o que é que aconteceu, o que é que falhou para o pico de forma (...) Sinto que tinha mais para dar, mas, infelizmente, ia na terceira série e os outros podiam ver os tempos que estávamos a fazer e ir mais rápido”, admitiu.
Diogo Ribeiro assumiu um misto de sensações na despedida de Paris: “Estou triste, mas, ao mesmo tempo, estou contente. Agora quero manter a calma, ter a cabeça para cima e, sobretudo, não mostrar que ‘estou a bater mal na cabeça’, porque nós, atletas, treinamos muito isso, também o psicológico”.
Na quinta-feira de manhã, Diogo Ribeiro, de 19 anos, marcou presença na sua única meia-final dos Jogos Paris2024, os 50 metros livres, à qual chegou com a 13.ª tempo das eliminatórias, mas, à tarde, obteve o pior tempo entre os 16 semifinalistas.
Miguel Nascimento também nadou a eliminatórias dos 50 metros livres, terminando com o 36.º registo, tendo no final lamentado que “o trabalho de uma vida tenha termine em apenas 20 segundos”.
“Sem dúvida que foi um cumprir de um sonho, mas acho que ficou bastante aquém do que eu trabalhei. É um bocado injusto ter trabalhado praticamente 30 anos para chegar aqui e esse trabalho e dedicação e persistência que eu tive resumir-se apenas a 20 segundos. Estou feliz, independentemente de tudo”, disse o nadador, de 29 anos.
Na sua estreia em Jogos, Diogo Ribeiro, que também é campeão mundial dos 50 metros mariposa, distância que não integra o calendário olímpico, falhou na terça-feira, o acesso às meias-finais da prova de 100 metros livres, ao ser 28.º classificado nas eliminatórias.
João Costa foi o primeiro português a nadar na piscina dos Jogos Paris2024, que tem sido alvo de várias críticas, sobretudo devido à sua pouca profundidade, onde não conseguiu passar das eliminatórias dos 100 metros costas, nas quais foi 32.º.
O nadador vimaranense, de 22 anos, disse, no final, que a estreia acabou “por ser dura”, assumindo que as ‘meias’ eram o objetivo, mas garantiu estar preparado para se focar no próximo ciclo olímpico.
Camila Rebelo, a única representante feminina da natação lusa em Paris, também ficou fora das meias-finais dos 200 metros costas, distância na qual é campeã europeia, com um 19.º lugar nas eliminatórias.
Consciente de que deu “o máximo”, Camila Rebelo justificou as lágrimas no final da prova: “Além de ser muito chorona quando é felicidade, também sou chorona quando é tristeza. Estou contente por ter participado nos meus primeiros Jogos Olímpicos e sou oficialmente olímpica. Dei o meu máximo na prova. Estou contente por ter dado o meu máximo, mas sem dúvida que gostava de ter feito um bocado melhor, obviamente”.
A natação portuguesa volta a estar representada em Paris na quinta-feira, com a participação de Angélica André, na prova de águas abertas, na qual foi medalha de bronze nos Mundiais Doha2024.
Nos Jogos Tóquio2020, Portugal esteve representado por sete nadadores na ‘pura’, que conseguiram um recorde nacional e uma inédita meia-final feminina, por Ana Catarina Monteiro, nos 200 mariposa, com várias marcas aquém do esperado.
Resultados dos nadadores portugueses nos Jogos Paris2024:
- Camila Rebelo:
200 metros costas, 19.ª eliminatórias.
- Diogo Ribeiro:
50 metros livres, 16.º meias-finais.
100 metros livres, 28.º eliminatórias.
100 metros mariposa, 20.º eliminatórias.
- João Costa:
100 metros costas, 32.º eliminatórias.
- Miguel Nascimento
50 metros livres, 36.º eliminatórias.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Arranque da I Liga 2024/25
Quem se destaca no início do Campeonato Nacional de Futebol? Como estão as equipas a preparar a época? -
Especial Jogos Olímpicos 2024
Todas as notícias e reportagens sobre os Jogos Olímpicos de Paris 2024, acompanhados aos minuto pela equipa do SAPO Desporto -
HenriCartoon
Ironia todos os dias.
Comentários