A Polónia venceu hoje por 3-2 o Brasil, no torneio masculino de voleibol de Paris2024, impondo aos ‘canarinhos’ a segunda derrota em dois jogos no Grupo B, e garantiu a qualificação para os quartos de final.
A seleção polaca, campeã europeia e líder do ranking mundial, esteve por duas vezes em desvantagem, mas teve a força para recuperar em ambas as ocasiões e derrotar o Brasil na ‘negra’ pelos parciais de 22-25, 25-19, 19-25, 25-23 e 15-12.
Na derradeira jornada do Grupo B, as invictas seleções da Polónia e de Itália – já apuradas para os quartos de final - decidirão entre si o primeiro lugar (sábado), enquanto o Brasil fecha a fase preliminar frente ao Egito (sexta-feira).
Já afastado de poder lutar por uma das duas primeiras posições do Grupo B, entregues à campeã mundial Itália e à Polónia, ao Brasil, terceiro colocado com um ponto, resta ainda a hipótese de chegar aos quartos de final como um dos dois melhores terceiros.
No Grupo C, sob pressão após a derrota no jogo de abertura com a Alemanha, o Japão deu uma boa resposta e alcançou a primeira vitória no torneio frente à Argentina, por 3-1, pelos parciais de 25-16, 25-22, 18-25 e 25-23, que continua sem vencer.
Impulsionado pela sua estrela Yuji Nishida, o Japão impôs-se aos argentinos e ascendeu à segunda posição do grupo, com quatro pontos, liderado pelos EUA, com cinco. A Alemanha segue na terceira posição, com três, e a Argentina é quarta, com zero.
Na derradeira jornada do Grupo C, na sexta-feira, o Japão, medalha de prata na Liga das Nações de 2024, defronta os EUA, num encontro para decidir a liderança, e a Argentina a Alemanha, numa partida decisiva para os germânicos.
O Grupo A é liderado pela Eslovénia, com seis pontos, seguida da campeã olímpica França, com cinco – seleções que na terça-feira já garantiram os quartos de final – Sérvia, com um, e Canadá, com zero. As duas últimas estão ainda na luta por um dos dois melhores terceiros lugares e o respetivo apuramento.
Na derradeira jornada do grupo, a França, detentora da Liga das Nações, defronta a Eslovénia, na luta pela primeira posição (sexta-feira), e o Canadá defronta a Sérvia (sábado), numa partida em que ambas procuram somar pontos rumo aos quartos de final.
No torneio feminino, que à segunda jornada teve uma final antecipada, a seleção campeã olímpica dos EUA teve que puxar dos galões para vencer na ‘negra’ a campeã mundial Sérvia, por 3-2, pelos parciais de 25-17, 25-20, 18-25, 14-25 e 17-15.
Os EUA chegaram à vantagem de 2-0, sofreram o empate a 2-2 com a reação da Sérvia, medalha de bronze em Tóquio2020 e vice-campeãs europeias em titulo, e chegaram ao primeiro triunfo no Grupo A com a vitória no quinto e último ‘set’, por 17-15.
Com um jogo por disputar referente à segunda jornada do grupo, entre França e China (quinta-feira), a Sérvia segue na liderança apesar da derrota, com quatro pontos, seguida pelos EUA, com três. A China é terceira, com dois, e a França quarta, com zero.
Na abertura da segunda jornada do Grupo B, a Polónia venceu o Quénia por 3-0, pelos parciais de 25-14, 25-17 e 25-15, e assegurou, com dois triunfos, a qualificação para os quartos de final.
A Polónia lidera o Grupo B, com seis pontos, seguida do Brasil, com três e menos um jogo, do Japão, com um e igualmente menos um jogo, e do Quénia, ainda sem pontos. A segunda ronda fica concluída na quinta-feira com o jogo entre o vice-campeão olímpico Brasil e o Japão.
A segunda jornada do Grupo C decorre inteiramente na quinta-feira com os jogos Turquia-República Dominicana e Itália-Países Baixos.
A Itália, medalha de bronze no Mundial2023 e vencedora da Liga das Nações de 2024, segue na liderança, com três pontos, seguida pela campeã europeia Turquia, com dois, Países Baixos, com um, e República Dominicana, ainda sem pontuar.
Os torneios de voleibol, masculino e feminino, têm uma fase preliminar que é disputada num formato de três grupos de quatro seleções, que apura as duas primeiras de cada ‘poule’ e as duas melhores terceiras para os quartos de final.
Comentários