Uma queda aparatosa logo nos primeiros quilómetros impediu hoje David Rosa de alcançar um lugar no "top-20" na prova de bicicleta cross-country (BTT) dos Jogos Olímpicos Londres2012, terminando na 23.ª posição, naquela que foi a despedida da missão lusa.
O ciclista de Fátima, atual 54.º do "ranking" mundial e estreante nestas andanças, foi o último dos 76 portugueses a competir e deixou uma boa imagem em Hadleigh Farm, numa pista artificial situada no condado de Essex, a cerca de 60 quilómetros de Londres, tendo sido apenas traído pela sorte.
À passagem do terceiro quilómetro, numa corrida que teve um total de 34,08 km, Rosa perdeu o controlo da sua bicicleta e protagonizou a queda mais aparatosa da prova, caindo com impacto em cima de pedras, quando seguia no 19.º lugar.
«Cruzei-me com outro atleta, senti um toque, não consegui manter o controlo da bicicleta e mandei um mortal nas pedras. Desconcentrei-me um pouco ali, mas depois pensei que estava nos Jogos, na maior prova do Mundo e dei tudo até ao fim», contou à agência Lusa o corredor de 25 anos, com ferimentos bem visíveis na sua perna e no braço esquerdo.
Conhecido como o “Pastorinho”, David Rosa reentrou na corrida dentro do grupo dos 30 classificados e foi subindo de posição até se estabelecer no 23.º posto em que viria a terminar com o tempo de 1:33.50 hora, a 4.43 minutos do checo Jaroslav Kulhavy, vencedor da medalha de ouro.
«Fiz uma grande prova, muito acima das minhas expetativas. Se não tivesse caído tenho a certeza de que ficava no top 20. Inicialmente senti-me algo nervoso, mas um nervoso bom, uma pressão boa. Foi a maior prova da minha carreira e dei tudo», desabafou o professor de educação física, que cruzou a meta ao mesmo tempo em que beijava a bandeira portuguesa que estava estampada no seu braço.
«Sempre sonhei com este momento. Estou muito feliz de estar aqui a representar Portugal», contou.
No final, David Rosa foi prontamente congratulado pelo chefe-adjunto da missão lusa, Nuno Delgado, e pelos triatletas João Silva e Bruno Pais, que assistiram à prova vestidos a rigor, com bandeiras e cachecóis de Portugal.
Os Jogos Olímpicos Londres2012 arrancaram no dia 27 de julho e terminam hoje, com a cerimónia de encerramento agendada para as 21h00, no Estádio Olímpico.
Comentários