O Presidente russo, Vladimir Putin, adiou até novo aviso os Jogos da Amizade Mundial, vistos como a alternativa de Moscovo aos Jogos Olímpicos e originalmente previstos para este ano, isto de acordo com um decreto do Kremlin publicado esta segunda-feira.
A competição - amplamente vista como a resposta da Rússia à proibição de participar nos Jogos Olímpicos de Paris devido à guerraa na Ucrânia - estava prevista para ocorrer em Yekaterinburg em setembro, mas foi adiada no verão para uma data ainda não determinada em 2025.
O decreto desta segunda-feira diz que os Jogos da Amizade Mundial foram adiados "até uma decisão em contrário" do presidente russo.
O Comité Olímpico Internacional (COI) chamou aos Jogos da Amizade uma "tentativa cínica de politizar o desporto" e apelou aos países para não participarem. Já a Ucrânia disse que Moscovo queria usar este evento para fins de "propaganda".
A Rússia acusou o COI de "neo-nazismo" por proibir atletas russos e bielorrussos de competirem sob as suas bandeiras nacionais em Paris.
A Rússia avançou no ano passado que iria trazer de volta os Jogos da Amizade realizados na década de 1980 na União Soviética, quando alguns países socialistas boicotaram os Jogos Olímpicos de Los Angeles.
Comentários