De acordo com a Reuters, há forte possibilidade de Rússia e Bielorrússia não estarem presentes nos próximos Jogos Olímpicos, a decorrer em 2024 em Paris. Segundo Craig Reedie, membro do Comité Olímpico Internacional (IOC), a decisão será para breve e, ao que tudo indica, deverá confirmar a suspensão dos dois países.
"A decisão terá de ser tomada relativamente à situação dos dois países, e creio que o sentimento geral é de que ambos não deverão participar.”, disse Reedie.
Recorde-se que, em Fevereiro, o IOC emitiu diretrizes tendo em vista a remoção dos atletas russos e bielorrussos da competição. Em causa está a invasão russa à Ucrânia, uma operação onde a Bielorrússia tem funcionado como plataforma de apoio.
A confirmarem-se estas medidas, os atletas de ambos os países irão falhar as provas de qualificação, ficando assim de fora das Olimpíadas de Paris.
De todas as competições olímpicas apenas o ciclismo, ténis e judo autorizaram a presença de atletas russos e bielorrussos; todavia Craig Reedie duvida que atletas destes desportos sejam autorizados a participar.
De recordar que em Maio já Thomas Bach, presidente do IOC, afirmava que a presença da Rússia nos Jogos Olímpicos não estava garantida.
Comentários