A 'selfie' tirada por atletas da Coreia do Norte e da Coreia do Sul após a cerimónia de entrega de medalhas da prova de pares mistos de ténis de mesa Jogos Olímpicos de Paris esta terça-feira tornou-se viral na Coreia do Sul, sendo aclamadas como um raro exemplo de unidade transfronteiriça.

Após a cerimónia de entrega das medalhas, o mesatenista sul-coreano Lim Jong-hoon, que conquistou o bronze juntamente com Shin Yu-bin, tirou uma foto juntamente com os norte-coreanos Ri Jong Sik e Kim Kum Yong, segundos classificados, e os chineses Wang Chuqin e Sun Yingsha, que arrebataram o ouro.

"Dei-lhes os parabéns pela conquista da medalha de prata", disse o sul-coreano Lim à imprensa coreana após a cerimónia de entrega de medalhas.

A imprensa sul-coreana realçou este momento, acrescentando ainda o pormenor da fotografia ter sido tirada com o telemóvel Samsung, fabricado na Coreia do Sul.

Veja o momento de união entre as duas Coreias nos Jogos Olímpicos

"Uma selfie com as bandeiras nacionais das duas Coreias e um telefone Samsung", escreveu o jornal 'JongAng Ilbo'.

Os canais de televisão sul-coreanos exibiram repetidamente vídeos da selfie, com muitos comentadores a chamarem à atenção para o significado deste raro momento de unidade.

"Este é o verdadeiro espírito olímpico", disse um comentador.

Foi a primeira vez que a Coreia do Norte subiu a um pódio olímpico desde 2016, já que não tinham enviado atletas para os Jogos Olímpicos de Tóquio, devido à pandemia.

A Coreia do Norte declarou o Sul como o seu grande inimigo no início deste ano, e a tensão entre os dois países está no nível mais alto dos últimos anos.