A corredora moçambicana fez o tempo de 14.68 segundos, baixando o seu anterior tempo de 15.12 segundos utilizado na sua inscrição na prova nos 100 metros barreiras.

Silvia Panguana encerrou esta manhã a participação de Moçambique nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, ao participar na quinta série dos 100 metros barreiras. Panguana acabou em último lugar na sua série (que registou a desqualificação da atleta bielorussa Ekaterina Poplavskaya) ao fazer a prova em 14.68 segundos.

Esta marca representa uma melhoria significativa dos seus registos nos 100 metros barreiras, tendo em conta que o seu anterior melhor tempo estava fixado em 15.12 segundos.

Apesar de ter terminado em último na sua série, Sílvia Panguana acabou sendo a única atleta moçambicana que conseguiu melhorar a sua marca nos Jogos Olímpicos de Londres, nesta prova em que participou na qualidade de convidada pela Solidariedade Olímpica.

Outro aspeto de realce está relacionado com o facto de Sílvia Panguana ter-se deslocado para Londres sem a companhia do seu treinador Lourenço Nhaúle, do Desportivo Maputo, sendo que aproveitava a presença e os treinos de Kurt Couto para a sua preparação para pa rova em que participou.

Aos 19 anos Silvia Panguana teve uma estreia em Jogos Olímpicos que se pode considerar positiva, tendo em conta a melhoria do seu tempo e a fraca preparação que teve para estar presente nestes Jogos, esperando-se que receba o devido apoio para que possa nos próximos tempos ter uma boa prestação neste tipo de prova.