A prova de tiro de carabina a 10 metros de equipas mistas atribui hoje as primeiras medalhas dos Jogos Olímpicos Paris2024, mas as atenções concentram-se no ciclismo, com os contrarrelógios masculino e feminino, e nas finais de natação.

O dia começa cedo na capital francesa, às 07:30 (06:30 em Lisboa), com vários jogos de badminton, ainda que a primeira medalha só seja entregue duas horas mais tarde, com a disputa do bronze na prova de tiro, a que se seguirá a atribuição do primeiro título olímpico da XXXIII edição dos Jogos.

O ciclismo de estrada será um dos ‘pratos fortes’ do quarto dia de competição, apenas um após a cerimónia de abertura, com a realização dos contrarrelógios feminino e masculino, que designarão os sucessores do esloveno Primoz Roglic e da neerlandesa Annemiek van Vleuten, ausentes em Paris.

A modalidade estará ainda desfalcada do esloveno Tadej Pogacar, vencedor da Volta a França de 2024, mas a sua presença não retiraria favoritismo ao belga Remco Evenepoel para o triunfo no contrarrelógio, no qual deverá contar com oposição do compatriota Wout Van Aert, do italiano Filippo Ganna, do britânico Josh Tarling e do suíço Stefan Küng.

Saltos para a água (sincronizada a três metros), skate (street) – que se estreou nos Jogos em Tóquio2020 -, judo (-48 kg femininos e -60 kg masculinos), râguebi de sete (final masculina) e esgrima (espada feminino e sabre masculino) também vão distribuir as primeiras medalhas, tal como sucederá com a natação.

Considerado um dos desportos olímpicos de excelência, talvez só suplantado pelo atletismo, a piscina da Arena Paris oferecerá a realização de quatro finais: 400 metros livres e estafetas 4x100 metros livres, tanto em masculinos, como em femininos.

Os Jogos Olímpicos Paris2024, cuja cerimónia de abertura se realizou na sexta-feira, prolongam-se até 11 de agosto, e contarão com a participação de Portugal, que estará representado por 73 atletas, 37 mulheres e 36 homens, em 15 modalidades.