O livro "Trazer o Ouro ao Peito", da autoria de Inês Henriques, sob a chancela da Editora Objectiva (Grupo Penguin), imortaliza alguns dos maiores feitos dos atletas paralímpicos portugueses.
Ao longo das últimas três décadas Portugal revelou-se uma invulgar potência desportiva a nível paralímpico. Num país onde escasseavam as medalhas, dezenas de atletas superavam as suas limitações e honravam Portugal com títulos e mais títulos. São essas histórias - feitas de querer, força, ambição e resiliência - que agora surgem contadas no testemunho de 11 atletas de exceção. Histórias que renegam os 'impedimentos' atribuídos pela sociedade.
Este é o primeiro livro de Inês Henriques (Lisboa, 1982), ex-jornalista do SAPO Desporto, Agência Lusa e jornal A Bola. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas (estudos portugueses e franceses), acabou por enveredar pelo jornalismo e foi durante o seu percurso profissional que teve um contacto privilegiado com a realidade do desporto adaptado, lançando daí as bases para a realização desta obra.
"Trazer o Ouro ao Peito" chega às livrarias a pouco mais de um mês do início de mais uma edição dos Jogos Paralímpicos, que este ano se realizam no Rio de Janeiro.
Comentários