Ao evidenciar maior determinação, a equipa feminina de andebol do Petro de Luanda revalidou na sexta-feira, na capital do país, a Taça de Angola ao derrotar o 1º de Agosto por 19-16, em jogo da final disputado no pavilhão da Cidadela.
Com um início fulgurante, as duas formações procuravam marcar mais golos possíveis, o que levava ao delírio centenas de adeptos nas bancas, numa clara correspondência ao desempenho das jogadoras na quadra.
Nesta toada, em que o equilíbrio era a nota dominante, mas com as petrolíferas na exploração de algumas falhas das militares, a partida chegou ao intervalo com a vantagem das primeiras, por 12-7.
Ao reatamento, o 1º de Agosto, embora bastante pressionante, esbarrava-se numa defesa acutilante do Petro, que continuava à ampliar o resultado. Assim, com maior frieza e determinação, a turma do treinador Vivaldo Eduardo começava a superar uma certa apatia das comandadas do técnico Morten Soubak.
Quando restavam cerca de cinco minutos da fase derradeira, houve uma contrariedade ao plantel agostino, com a saída forçada da pivot Albertina Kassoma, por lesão, o que veio diminuir a produção da sua equipa.
Assim, mesmo com esforço redobrado, o 1º de Agosto foi incapaz de travar os desígnios do Petro, tal como aconteceu no campeonato nacional, em que se superiorizaram aos seus eternos rivais.
Contribuíram significativamente para o feito, as atuações irrepreensíveis das jogadoras Aznaide Carlos, Rissia Oliveira, Magda Cazenga, Manuela Paulino, Natalia Kamalandua, Vilma Neganga e Teresa Almeida "Bá", por parte do Petro.
Do outro lado, realce à Isabel Guialo, Cristian Mwasessa, Joelma Viegas, Albertina Kassoma, Juliana Machado e Silvia Mulabo, mesmo sem o êxito desejado.
Com este resultado, na 11ª edição da prova, as “tricolores” obtém o seu décimo triunfo, enquanto que as “rubro negras” possuem apenas uma conquista.
Após o desafio, realizou-se a cerimónia de entrega de troféus, orientada pelo presidente da Federação Angolana de Andebol (FAAND), Pedro Godinho, também assistida por outras personalidades, dos quais os presidentes dos dois clubes.
Comentários