A equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto derrotou na noite de hoje (terça-fera) por 29-27 a sua similar do Petro de Luanda, na primeira partida do playoff da final do campeonato provincial, resultado encontrado na marcação dos livres de sete metros.

Depois do empate a vinte e dois golos no tempo regulamentar e novo empate, desta no prolongamento a vinte e cinco golos, as "tricolores" falharam em duas ocasiões, por Joana Costa e Magda Cazanga, enquanto que do lado contrario quatro das suas jogadoras executaram com perfeição a marcação de livre.

A partida que opós as duas maiores agremiações desportivas do país, registava ao intervalo 14-10 a favor do 1º de Agosto, que desde cedo mandou no jogo e soube tirar proveito de alguma ingenuidade das petrolíferas.

Na segunda parte, o Petro contrariou o adversário ao defender mais e marcar sempre que jogasse ao ataque, fase da partida em que o 1º de Agosto ficou onze minutos sem marcar e permitiu a formação do eixo-viario passar para frente do marcador e virar o rumo dos acontecimentos.

Ainda ao longo do desafio, as "militares" viram duas jogadoras suas serem expulsas Wuta Dombaxi e Helena Paulo por jogo violento.

Em duas ocasiões coube à Magda Cazanga ditar o final da partida, mas a ineficácia a impediu de fazer tendo ditado os respectivos empates, quer no tempo regulamentar como no prolongamento.

O Petro de Luanda hoje não contou com uma das suas principais jogadora Rissia Oliveira, por se encontrar lesionada, mesma situação vivida no 1º de Agosto, onde a congolesa Christiane Mwasesa também esteve ausente.

Helena Paulo, mesmo sendo expulsa da partida, terminou como melhor marcadora, tendo anotado oito golos, mais dois que a sua colega Albertina Cassoma.

A guarda-redes Teresa de Almeida "Bá", do Petro de Luanda, destacou-se com 13 defesas, ainda assim insuficientes para evitar a derrota do seu conjunto.

Nas classificativas do terceiro lugar a Marinha de Guerra venceu por 28-19 o Progresso do Sambizanga.

As duas equipas voltam a jogar quarta-feira, as 19 horas, e em caso de vitória, o 1º de Agosto conquista o ceptro.