O internacional português Francisco Costa, do Sporting, foi eleito o segundo melhor andebolista jovem do mundo, vencendo ainda a eleição para melhor lateral-direito, em votação promovida por um website da modalidade, foi hoje anunciado.
Francisco Costa, de 17 anos, filho do treinador Ricardo Costa e irmão do também internacional Martim Costa, impôs-se como melhor lateral-direito a Mads Hoxer Hangaard (Aalborg Handbold, Din), Emil Wernsdorf Madsen (GOG, Din) e Zoran Ilic (Veszprem, Hun).
Na categoria de Melhor Jogador Jovem do Mundo, Francisco Costa perdeu por um ponto para o internacional sueco Eric Johansson, de 22 anos, que se mudou do clube norueguês Elverum Handball para o alemão THW Kiel no verão de 2022.
Francisco Costa foi um dos jogadores em destaque no Euro2022 de sub-20, em que Portugal alcançou a medalha de prata, tendo sido o melhor marcador da competição, com 58 golos marcados em sete jogos, e ainda o melhor lateral-direito.
A temporada passada, que foi de boa memória para o atleta nascido em Vila Nova de Gaia, marcou ainda a estreia pela seleção principal, tendo Francisco Costa marcado seis golos em dois jogos pela equipa das ‘quinas’ na qualificação para o Mundial2023.
No agregado de todas as competições de clubes ao serviço do Sporting (campeonato nacional, Taça de Portugal, Supertaça e Liga Europeia), o internacional luso apontou uns expressivos 263 golos em 48 jogos.
O único português galardoado com o prémio World Young Handball Planet pelo website Handball-Planet.com. até agora tinha sido o pivô Luís Frade, do FC Barcelona, na edição de 2020.
A equipa de júris foi composta por jornalistas de vários países europeus, que elegeu os 28 jogadores nomeados, e a eleição foi feita pelos visitantes do website Handball-Planet.com, cuja votação foi incluída no resultado final, tendo mais de 40 mil votos.
Lista de vencedores por categoria:
Ponta-esquerda: Samuel Zehnder, Sui (TBV Lemgo, Ale).
Lateral-esquerdo: Eric Johansson, Sue (THW Kiel, Ale).
Central: Tobias Grøndahl, Nor (Elverum, Nor).
Lateral-direito: Francisco Costa, Por (Sporting).
Ponta-direita: Hákun West Teigum, Far (Skanderborg, Din).
Pivô: Theo Monar, Fra (Nantes, Fra).
Guarda-Redes: Viktor Hallgrimsson, Isl (GOG Handbold, Din).
Comentários