Apesar da derrota terça-feira frente à Polónia (23-32), a seleção nacional sénior feminina de andebol está apurada para os oitavos-de-final do Mundial2013, que decorre na Sérvia, beneficiando da vitória da Espanha sobre a Argentina (25-19), no grupo C, sediado em Zrenjanin.

Terça-feira foi o primeiro dia de decisões no 21º Campeonato do Mundo, depois da disputa de três jornadas da fase preliminar. O balanço inicial confirmou nove dos 16 participantes já nos oitavos-de-final, entre as quais as campeãs africanas.

De um modo geral, a França, ao vencer a Holanda (23-19) num jogo emocionante, e Montenegro, no grupo A, Brasil e Dinamarca, no B, Noruega e Angola (C) e Hungria, Alemanha e Roménia (D) já garantiram lugar na outra fase da prova.

As angolanas marcaram o mesmo número de golos (93), que a líder da série e campeã mundial Noruega, enquanto a Polónia apontou 92. A diferença de tentos sofridos também é equilibrada entre as três seleções. Argentina e Paraguai ainda não pontuaram.

O “sete” nacional possui 67 consentidos (saldo de 26), com quatro pontos, os mesmos das polacas com 55 sofridos (37), ao passo que as escandinavas encaixaram 51 e têm remanescente de 42, em primeiro lugar com seis pontos. Até final desta fase, resta apenas saber o posicionamento na tabela para encontrar o adversário de cada equipa nos oitavos com formações da série D, de Novi Sad.

Vivaldo Eduardo começará a montar a táctica, fazendo dos últimos dois desafios desta fase em verdadeiros testes para os oitavos.

Hoje, apenas entram em cena os grupos A e B em Belgrado e Nis, com as embaixadoras africanas em busca da primeira vitória.

No grupo A, a RD Congo defronta às 18h15 a Holanda e no grupo B a Argélia mede forças (18h00) com a China. A Tunísia, do grupo D, também ainda não venceu.