A formação catalã, do pivô internacional português Luís Frade, autor de três golos, liderou desde o início do encontro e cedo chegou a uma vantagem de oito golos, aos 15-7, que lhe permitiu atingir o intervalo a vencer por nove (23-14).
Com os irmãos Costa em destaque na concretização, Francisco com seis golos e Martim com cinco, os ‘leões’ só conseguiram encurtar a diferença nos cinco minutos finais do encontro, em que marcaram cinco e o Barça apenas dois, para terminar a quatro (37-33).
O campeão nacional Sporting, que marcou presença pela primeira vez na final do troféu, deixa Torrelavega com a medalha de prata, enquanto o FC Barcelona volta a ocupar o lugar mais alto do pódio, após o triunfo nas duas primeiras edições frente ao FC Porto.
No jogo de atribuição do terceiro lugar, o FC Porto venceu por 30-27 o anfitrião BM Torrelavega e conquistou a terceira medalha em três edições da competição, depois de duas pratas nas anteriores, após finais perdidas para o FC Barcelona.
Os ‘dragões’ garantiram a ultima posição do pódio e deixaram os estreantes do BM Torrelavega, finalistas vencidos da Taça do Rei, fora das medalhas numa edição especial, que decorreu em casa dos espanhóis comandados por Dani Gordo.
O FC Porto atuou em crescendo e, após anular a vantagem inicial dos espanhóis, que chegaram a estar a vencer por três golos (7-4), empatou aos 12-12 e – mesmo privado de Victor Iturriza, excluído aos 14 minutos -, chegou ao intervalo a vencer por 14-12.
Na segunda parte, os espanhóis empataram a 17-17, mas os ‘dragões’ voltaram a descolar para uma margem de três, aos 20-17, que geriram e aumentaram para cinco (24-19), permitindo vencer o jogo aos 30-27, com Ricardo Brandão, com oito golos, a ser o jogador MVP.
Comentários