A seleção portuguesa terminou na segunda posição do Grupo F da fase preliminar, com quatro pontos, atrás da invicta tricampeã mundial Dinamarca, com seis, e avança para o Grupo II da fase regular, a decorrer em Hamburgo, sem pontos.
Já a Dinamarca, por ter derrotado Portugal na decisão do vencedor do grupo, já com ambas as seleções virtualmente qualificadas para a fase seguinte, começa a ‘main round’ com dois pontos, amealhados no jogo disputado frentre aos 'Heróis do Mar'.
O Grupo II da fase principal reúne os dois primeiros classificados das ‘poules’ D (Eslovénia e Noruega), E (Suécia e Países Baixos) e F (Dinamarca e Portugal). Com cinco das seleções já apuradas no final da segunda ronda, a última vaga foi hoje ocupada pela Noruega.
Portugal, que na terça-feira de manhã viaja de comboio de Munique para Hamburgo (612 km), ligando o sul ao norte da Alemanha em cerca de seis horas e 30 minutos, tem o primeiro jogo da ‘main round’ na quarta-feira frente à Noruega (segunda do Grupo D).
A seleção portuguesa joga depois na sexta-feira frente à Eslovénia, no domingo com a Suécia e encerra a ‘main round’ em 23 de janeiro frente aos Países Baixos. Os dois primeiros avançam para as meias-finais e o terceiro disputa o jogo de atribuição dos quinto e sexto lugares, em Colónia.
Com a qualificação para a ‘main round’, Portugal garantiu já terminar o Euro2024 entre as 12 melhores seleções e a conquista de uma das três vagas de apuramento para os torneios pré-olímpicos rumo a Paris2024 começa a ganhar corpo.
Já com a anfitriã França apurada para Paris2024, bem como a campeã mundial Dinamarca, os três torneios pré-olímpicos registam já a presença de cinco seleções europeias, através da classificação final do Mundial2023: Espanha, Suécia, Alemanha, Noruega e Hungria.
Tendo em conta os critérios do apuramento, e no caso de as equipas já apuradas e as que já garantiram a qualificação para os torneios pré-olímpicos terminarem nas posições cimeiras, as vagas ainda em aberto podem ser atribuídas até ao 10.º classificado.
Temos assim que Portugal tem que lutar por ficar à frente de seleções como a Eslovénia e Países Baixos, que são, das que já garantiram a presença na ‘main round’, as que ainda não estão apuradas para os torneios pré-olímpicos.
A estas, podem ainda juntar-se as seleções dos grupos A, B e C ainda com hipóteses de apuramento para a fase regular, e que ainda não estão apuradas para os torneios pré-olímpicos, como Suíça, Croácia, Áustria, Islândia e Sérvia.
Na ‘main round’, Portugal reencontra a campeã europeia Suécia, de boa e má memória, uma vez que uma vitória frente à seleção nórdica (35-25) contribuiu para a caminhada para o sexto lugar no Euro2020, a sua melhor classificação de sempre, e uma derrota no Mundial2023 (32-30) ditou o afastamento dos quartos de final.
Outra das seleções no caminho de Portugal é a dos Países Baixos, que foi o ‘carrasco’ dos 'Heróis do Mar' no Euro2020, em Budapeste, que, com um triunfo por 32-31 no último jogo da primeira fase, ditou o afastamento da ‘main round’.
Portugal, que marca presença pela oitava vez na fase final de um Europeu, terceira seguida, qualificou-se pela terceira vez para a ‘main round’ (2002, 2020 e 2024), sendo que o melhor resultado é o sexto posto alcançado há quatro anos.
Nas edições com 24 seleções presentes (2020, 2022 e 2024), Portugal marca presença pela segunda vez na ‘main round’ (2020 e 2024), ao que soma mais uma, em 2002, quando a competição era disputada por 16 seleções, tendo terminado em nono.
Portugal, que vai acolher a competição em 2028, juntamente com a Espanha e a Suíça, depois de ter sido anfitrião da edição inaugural, em 1994, tem como melhor resultado o sexto lugar alcançado em 2020. Em 2022, terminou em 19.º.
Comentários