O ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, felicitou nesta segunda-feira, em Luanda, a equipa sénior feminina de andebol do 1º de Agosto pela dupla conquista continental, a Supertaça Babakar Fall e a Taças das Taças Africanas, provas disputadas em Libreville (Gabão).

O facto foi manifestado durante uma cerimónia de homenagem às campeãs continentais de clubes, realizada no Ministério da Defesa Nacional, onde o titular do pelouro afirmou ter a conquista um grande significado por ocorrer num período curto.

"As heroína aqui presente souberam levantar alto, não só o bom nome do nosso clube desportivo 1º de Agosto, mais também o bom nome do país", frisou, enaltecendo o feito no contexto africano e mundial.

João Lourenço lançou um repto à modalidade de futebol do clube "rubro negro" no sentido de seguir a caminhada de vitórias que vem sendo traçada pelo andebol e basquetebol feminino.

A capitã da equipa sénior feminina, Elizabeth Cailo, afirmou que o empenho, a dedicação e o contributo pessoal do ministro no apoio ao desenvolvimento do desporto tem resultado em êxitos desportivos para o clube, sendo merecedor de respeito e admiração por parte dos desportistas.

Para Cailo os dois troféus representam uma extensão da inédita Taça dos Clubes Campeões Africanos obtida em 2014.

O 1º de Agosto conquistou domingo a Taça das Taças Africanas com vitória na final sobre o África Sport de Abidjan, por 36-22. Antes havia já arrebatado a Supertaça Babakar Fall com triunfo diante do Petro de Luanda (Angola), por 32-28, em provas decorridas em Libreville (Gabão).