O selecionador português de andebol Paulo Jorge Pereira, afirmou que "nada está perdido", logo após a derrota sofrida na quinta-feira diante da Noruega, na primeira jornada do Torneio de Qualificação Olímpico, que decorre em Tatabánya, na Hungria.

A derrota por 32-29 deixa Portugal com a obrigação de vencer os dois jogos que faltam para garantir um dos dois primeiros lugares que dão apuramento para os Jogos de Paris2024, o primeiro no sábado, frente à Tunísia, e o segundo no domingo, diante da equipa anfitriã.

"Vamos agora ver o que é que ainda podemos melhorar em relação a este jogo [Noruega]. Vamos ver o que é que Tunísia vai apresentar contra a Hungria, nomeadamente em termos de grupo, para depois preparar bem esse jogo, e, a seguir, temos o último encontro com a Hungria", disse Paulo Jorge Pereira, ainda antes da derrota da equipa tunisina frente aos húngaros, por 33-24.

Sobre o jogo contra a Noruega, o selecionador luso salientou o poderio do opositor: "É uma questão de jogar contra uma das melhores equipas do mundo, como referimos antes deste jogo. Equilibrámos até ao final, tivemos várias oportunidades para ficar a um golo na parte final do jogo. Não estamos felizes, porque perdemos, mas lutámos até ao fim".

"Ao longo do jogo fomos encontrando soluções, fomos adaptando algumas situações e criando mais problemas à Noruega. Embora não esteja satisfeito com o resultado, estou orgulhoso deste grupo de atletas, não acabou nada. Não está nada perdido, vamos continuar a fazer o que temos de fazer, a lutar até ao fim, para nos qualificarmos para os Jogos Olímpicos, isso é claro", sublinhou.

Também Martim Costa, lateral da equipa portuguesa, acredita na qualificação para os Jogos: "Temos mais dois jogos muito importantes, a qualificação está ao nosso alcance. Agora, é ganhar os dois jogos que faltam, é a única maneira de lá irmos. Vamos prepararmo-nos para isso, sabemos que podemos conseguir esse feito".

O jogador do Sporting assumiu que Portugal fez "uma primeira parte abaixo" do que todos desejavam, "tanto defensiva como ofensivamente", embora tenha reagido no segundo tempo.

"Acho que não estivemos muito bem na primeira parte, mas, na segunda parte, tivemos uma atitude completamente diferente, estivemos ainda algum tempo a perder por um, mas não conseguimos" afirmou.

O lateral reforçou que a equipa continua dentro da qualificação: "Faltam dois jogos e queremos muito ganhá-los".

A seleção portuguesa estreou-se no Torneio Olímpico de Qualificação com uma derrota frente à Noruega por 32-29, resultado que a deixa no terceiro lugar do grupo, sem pontos, enquanto a Hungria, que venceu a Tunísia por 33-24, lidera com dois, os mesmos que a Noruega, segunda, enquanto a Tunísia é última, também sem qualquer ponto.

O próximo jogo da seleção portuguesa está agendado para sábado, às 17:00 locais (16:00 portuguesas), frente à Tunísia, encerrando Portugal a sua participação no domingo, diante da Hungria, às 21:00 (20:00).