Portugal está na fase final do Europeu de andebol de 2022. Os lusos bateram esta tarde a seleção de Israel por 41-29 em jogo da quinta jornada de apuramento e ultrapassam a Islândia na liderança do Grupo 4.

A necessitar de apenas um empate para assegurar o apuramento, a equipa portuguesa, que ao intervalo já vencia por nove bolas (22-13), não facilitou e acabou por triunfar em Israel, tendo, além de garantido o apuramento, assumido o primeiro lugar do grupo.

Este foi o terceiro jogo em quatro dias para Israel, que venceu na segunda-feira a Lituânia, por 34-28, e perdeu na terça-feira com a Islândia, por 30-20.

Com um jogo por disputar, a seleção portuguesa lidera o grupo, com oito pontos, mais dois do que a Islândia, segunda classificada, estando a Lituânia em terceiro, com quatro, e Israel em quarto e último, com dois pontos.

A fase final do Europeu contará com 24 seleções, 20 das quais saídas da qualificação, que se juntam aos organizadores Hungria e Eslováquia e à campeã europeia em título, a Espanha, e à ‘vice’ Croácia.

Depois de ter sido sexta classificada no Euro2020, 10.ª no Mundial2021 – que constituem as duas melhores posições de sempre – e do inédito apuramento para os Jogos Olímpicos Tóquio2020, a seleção portuguesa consegue assim o pleno de quatro apuramentos consecutivos.

Portugal disputou cinco jogos no grupo 4. Soma, além desta vitória frente a Israel,  três triunfos, nas receções a Israel (31-22) e Islândia (26-24) e em casa da Lituânia (34-26), e uma derrota, na deslocação a Reiquiavique (32-23).

O apuramento para a fase final do Euro2022, a disputar na Hungria e na Eslováquia, está ao alcance dos dois primeiros classificados de cada um dos oito grupos, mais os quatro melhores terceiros.

A fase final contará com 24 seleções, 20 das quais saídas da qualificação, que se juntam aos organizadores Hungria e Eslováquia e à campeã europeia em título, a Espanha, e à ‘vice’ Croácia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.