O Sporting venceu o Benfica de forma clara, por 38-22, na quarta jornada do campeonato nacional de andebol, disputado no Pavilhão João Rocha, e igualou o FC Porto, com 12 pontos, na liderança da competição.
Após o triunfo sobre o Fredericia HK, da Dinamarca, na Liga dos Campeões, o Sporting virou agulhas para o campeonato, vencendo o rival Benfica, em casa, novamente por 16 golos.
No segundo jogo esta temporada entre as duas formações, o Sporting voltou a revelar grande superioridade sobre o rival, e triunfou novamente pela mesma margem (16 golos), depois de já ter vencido o primeiro duelo da Supertaça (37-21), disputado na Póvoa de Varzim.
O dérbi do nacional foi equilibrado até bem perto do intervalo, mas, a partir daí, o Sporting ganhou ascendente à defesa contrária e terminou a primeira parte já a liderar por uma diferença de seis bolas (18-12)
Do lado ‘verde e branco’, Martim Costa, com 10 golos, foi o maior destaque da formação liderada por Ricardo Costa, enquanto na equipa ‘encarnada’, Belone Moreira e Fábio Silva, ambos com cinco tentos, foram os melhores marcadores da equipa orientada por Jota González.
A jogar em casa, o Sporting entrou a liderar por 2-1, após cinco minutos. O encontro manteve toada de equilíbrio, mercê de várias exclusões para os dois lados, com o Benfica a conseguir manter-se dentro do jogo, apesar da desvantagem curta (11-9) até aos 20 minutos.
A partir daí, e com a habitual rodagem dos dois conjuntos, o Sporting começou a distanciar-se ainda mais no marcador, chegando ao intervalo a vencer, por 18-12.
No segundo tempo, o Sporting continuou a manter o rigor e a concentração coletiva, enquanto o adversário foi perdendo algum discernimento e a diferença acentuou-se sem grandes surpresas.
A 10 minutos do final, os ‘leões’ já venciam por grande margem (32-12), e viriam terminar o jogo com nova vitória dilatada sobre o Benfica.
Este foi um excelente teste para os campeões nacionais que voltam a jogar na próxima quarta-feira, com a receção aos húngaros do Veszprém, na terceira jornada do Grupo A da Liga dos Campeões.
Ficha de jogo
Jogo no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.
Sporting – Benfica, 38-22.
Ao intervalo: 18-12.
Com arbitragem de Alberto Alves e César Carvalho, as equipas alinharam e marcaram:
- Sporting (38): Andre Kristensen, Edney Silva (3), Francisco Costa (2), Natan Diaz, Orri Thorkelsson (3), Mamadou Gassama (2) e Martim Costa (10). Jogaram ainda: Pedro Portela (1), Jan Gurri (1), Pedro Garcia (1), Robert Hoghielm (3), Salvador Salvador (5), Diogo Branquinho (2), João Gomes (4), Christian Moga (1) e Mohamed Aly.
Treinador: Ricardo Costa.
- Benfica (22): Kristof Palasics, Miguel Sánchez (1), Christopher Hedberg, Belone Moreira (5), Alexis Borges (3), Ander Izquierdo (2) e Egun Hanusz (2). Jogaram ainda: Gabriel Cavalcanti, Stiven Valencia (1), Fábio Silva (5), Aldo Pagliotta, Ole Rahmel (1), Rui Baptista (1), Filip Taleski, Demis Grigoras (1) e Gustavo Capdeville.
Treinador: Jota González.
Assistência: Cerca de 1.800 espetadores.
Comentários