A vice-campeã Espanha ficou hoje de fora da fase principal do Euro2024 de andebol, a decorrer na Alemanha, que viu a campeã olímpica França, Croácia, Áustria e Islândia preencherem as derradeiras vagas.

No Grupo A, em Berlim, a França resgatou a liderança com um triunfo por 33-30 sobre a anfitriã Alemanha e segue para o Grupo I da ‘main round’ com dois pontos, enquanto a seleção germânica, que já estava virtualmente apurada, transita sem pontos.

No outro encontro do Grupo A, meramente para efeitos de posicionamento na classificação final do torneio, a Macedónia do Norte venceu a Suíça por 29-27, terminando em terceiro, com dois pontos, à frente da seleção helvética, quarta, com um.

No Grupo B, em Manheim, a vice-campeã europeia Espanha, que, depois do 'bis' em 2018 e 2020, cedeu a coroa à Suécia em 2022, caiu na primeira fase, ao empatar 33-33 com a Áustria, que terminou na segunda posição.

Depois de ter perdido com a Croácia na jornada inaugural da competição, por 39-29, a Espanha voltou à normalidade com um triunfo por 36-24 sobre a Roménia, mas foi afastada da ‘main round’ ao empatar hoje com a Áustria (33-33).

O afastamento precoce da Espanha interfere com as contas do apuramento para os torneios pré-olímpicos para Paris2024, uma vez que, ao ficar de fora já qualificada, abriu o espaço para mais uma seleção lutar pelas vagas ainda em aberto.

Portugal, Países Baixos e Eslovénia, no Grupo II da ‘main round’, em Hamburgo, viram agora aumentar o número de seleções com aspiração a marcar presença nos torneios pré-olímpicos, com os apuramentos de Croácia, Áustria e Islândia no Grupo I, em Colónia.

A Croácia terminou o Grupo B na primeira posição, com cinco pontos, seguida da Áustria, com quatro, e, uma vez que as duas seleções empataram 28-28, avançam para a ‘main round’ com um ponto. A Espanha terminou em terceiro, com três, e a Roménia no quarto, sem pontos.

No Grupo C, em Munique, que já tinha como virtualmente apurada a Hungria, do ex-treinador espanhol do Benfica Chema Rodriguez, apesar da derrota com a seleção magiar, por 33-25, a Islândia avançou para a fase regular.

A Hungria segue para a fase principal com dois pontos, juntando-se à França no topo da tabela classificativa, com mais um do que Croácia e Áustria, enquanto Alemanha e Islândia principiam sem pontos.

No outro encontro da jornada, o Montenegro venceu por 30-29 a Sérvia, que ainda tinha hipóteses de qualificação, validando o apuramento da Islândia, que terminou na segunda posição do Grupo C, com três pontos, atrás da invicta Hungria, com seis.

As seleções da Hungria (Grupo C), Eslovénia (D), Suécia (E) e Dinamarca (F) foram as únicas a terminarem a primeira fase do Euro2024 com três vitórias nos três jogos disputados.