Portugal integra o Grupo E da fase preliminar, com Noruega, Brasil e EUA, a França o C, com Áustria, Qatar e Kuwait, e a República Checa o A, com Alemanha, Polónia e Suíça.
O Torneio 4 Nações prossegue na sexta-feira com os jogos Alemanha-Espanha (15:00) e Portugal-França (21:00), no Pavilhão dos Desportos de Figueira Castelo Rodrigo.
O Torneio de França insere-se na preparação das três seleções para a participação na fase final do Mundial2025, que decorre de terça-feira a 02 de fevereiro, na Croácia, Dinamarca e Noruega.
Portugal parte na quarta-feira para Estrasburgo, para a disputa do Torneio de França, onde irá defrontar a República Checa e no dia seguinte a seleção anfitriã do triangular, na preparação para o Mundial, que arranca a 14 de janeiro.
O próximo Mundial decorrerá na Croácia, Dinamarca e Noruega, entre 14 de janeiro e 02 de fevereiro, com a seleção das ‘quinas’ integrada no Grupo E, com jogos em Oslo, diante dos Estados Unidos (15 de janeiro), Brasil (17) e Noruega (19).
Com esta conquista, o Madeira SAD continua a dominar claramente o palmarés desta prova, agora com 22 vitórias, sendo seguido de longe pelo Benfica, com quatro.
O Mundial feminino de andebol de 2025 será disputado de 27 de novembro a 14 de dezembro, numa organização conjunta de Países Baixos e Alemanha, com um total de 32 equipas a competir.
Na capital germânica, os anfitriões, atuais terceiros classificado no campeonato do seu país, dominaram os primeiros 30 minutos do jogo, tendo chegado, por um momento, aos cinco golos de diferença (20-15).
As 12 equipas que passaram a ronda preliminar - na qual esteve Portugal, somando três derrotas – seguem para dois grupos de seis, mantendo os pontos conquistados face aos adversários do novo agrupamento que já defrontaram.
Depois dos desaires com Espanha (24-30) e Polónia (21-22), a formação das ‘quinas’ voltou a perder na terceira ronda do Grupo C da fase preliminar, num embate em que já estava em desvantagem ao intervalo por 16-8.
Por outro lado, todas as equipas que atuam no campeonato, sempre que são sorteadas com uma equipa de um escalão inferior, jogam na condição de visitantes.
A seleção gaulesa garantiu a qualificação para a fase principal da prova, que terá lugar em Debrecen, na Hungria, na qual será acompanhada pela Espanha ou pela Polónia, que se defrontam na segunda-feira.
A seleção lusa está a disputar o Campeonato da Europa pela segunda vez, depois de estreia em 2008, e defronta na derradeira ronda a França, numa fase em que passam os dois primeiros de cada ‘poule’, pelo que a tarefa do conjunto luso afigura-se muito difícil.
As polacas perderam por 35-22 ante a França, no arranque da competição, e Portugal quererá aproveitar essa fragilidade para “resolver melhor” alguns aspetos que deixaram mal o conjunto na estreia.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.