Alfred Gislason prevê um jogo equilibrado na Unity Arena, em Oslo, destacando ainda a força do coletivo luso, quer a defender quer a atacar, mencionando ainda, para além de Martin e Francisco Costa, Salvador Salvador e Rui Silva.
Já com o apuramento garantido e a precisar de apenas um empate para selar o primeiro lugar no grupo, Portugal acabou por bater de forma clara uma mais modesta seleção do Chile.
A equipa lusa, que soma quatro vitórias e um empate no Mundial, tem estado a um nível superior e é já, juntamente com o Brasil, um dos destaques da prova.
O lateral do Sporting Francisco Costa, de 19 anos, disputa o seu segundo Mundial, depois de se ter estreado em 2023, então com 17 anos, e é um dos principais responsáveis pelo apuramento histórico de Portugal para os quartos de final.
Portugal encerra no domingo com o Chile a ‘main round’ do Mundial de andebol, em Oslo, com o inédito apuramento para os quartos de final, mas Rui Silva e Diogo Rêma afastam, para já, o foco nas medalhas.
“Esta seleção nacional, quer a equipa técnica quer os jogadores, tem demonstrado a seriedade com que tem trabalhado ao longo dos anos e que tem este tipo de resultado”, disse.
Pedro Dias destacou a evolução quer no masculino quer no feminino e na formação, e recordou que "metade dos jovens da seleção portuguesa que hoje defrontaram a Espanha, há dois anos, disputaram a final do Campeonato da Europa de sub-20".
Já depois do feito português, foi a vez de também os brasileiros assegurarem a inédita presença nos quartos de final de um Campeonato do Mundo, ao baterem os nórdicos, num encontro em que estiveram praticamente o jogo todo na frente.
A seleção portuguesa venceu hoje a Espanha por 35-29 e apurou-se pela primeira vez para os quartos de final de um Mundial de andebol, em encontro disputado em Oslo.
O encontro de hoje está agendado para as 15:30 locais (14h30 em Lisboa). Em caso de vitória, Portugal faz história e chega pela primeira vez aos quartos de final de um Mundial de Andebol.
Pedro Portela é um dos mais experientes jogadores da seleção comandada por Paulo Pereira e atingiu a marca redonda no passado domingo, aquando da vitória lusa sobre a Noruega, por 31-28.
Portugal lidera a 'poule' com cinco pontos, sendo seguido por Suécia e Brasil, com quatro, Espanha com três, e Noruega e Chile ainda sem pontos, numa fase em que os dois primeiros classificados apuram-se para os quartos de final.
Uma vitória frente à Suécia, na Unity Arena, em Oslo, deixa os ‘heróis do mar’ em situação privilegiada para atingir o inédito apuramento para os quartos de final do Mundial e melhorar o 10.º lugar no Egito2021, que é a sua melhor classificação.
Com o lateral Mathias Gidsel em destaque, ao apontar 10 golos em 12 remates, a seleção dinamarquesa liderou a partida desde o início e somou mais dois pontos rumo à fase seguinte, distanciando-se da Alemanha, que vinha de três vitórias.
Martim Costa antevê “jogos muito complicados” com a Suécia (quarta-feira) e com a Espanha (sexta-feira) – no domingo defronta o Chile -, e defendeu que, para Portugal chegar aos quartos a depender apenas de si, tem que vencer dois.
Portugal, que terminou invicto o Grupo E, com triunfos frente à anfitriã Noruega (31-28), Brasil (30-26) e EUA (30-21), transitou para o Grupo III da ‘main round’ com quatro pontos, à frente da Suécia e da Espanha, ambas com três.
Alexandre Cavalcanti, de 28 anos, integrou a comitiva de forma condicionada, após queixas apresentadas no último treino, em Rio Maior, o que levou o selecionador Paulo Pereira a chamar, à ultima hora, o lateral Miguel Oliveira, de 21 anos, do FC Porto.
O triunfo frente aos nórdicos permite a Portugal ir para a Main Round com quatro pontos, conquistados frente às outras seleções apuradas neste Grupo E.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.