O espanhol Sergio Ibañez, deficiente visual, vai disputar a prova de -60 kg do Open Europeu de Odivelas de judo, no fim de semana, frente a adversários sem qualquer tipo de incapacidade.

Será a primeira vez que um desportista paralímpico espanhol estará numa competição com estas características, tendo em conta que os Open continentais, como o de Odivelas, são pontuáveis na qualificação para os Jogos Olímpicos Tóquio2020.

“A possibilidade de ter um grande resultado ou uma medalha é francamente difícil, devido à competitividade que existe. Mas é um desporto e nunca se sabe”, disse o selecionador espanhol Alfonso de Diego, em relação a Ibañez.

Para o técnico, "só o facto de estar” já é muito importante para o judoca.

Ibañez competirá nos -60 kg, categoria em que Portugal terá em prova Alexandre Silva, André Diogo, Emanuel Martins, Felipe Cruz, João Abreu, Leandro Cresol e Rui Nobre.

O Open de Odivelas não vai contar desta vez com os nomes mais fortes do judo português, face às ausências de Sergiu Oleinic, Jorge Fernandes, Nuno Saraiva, João Crisóstomo, Anri Egutidze ou Nuno Saraiva, habituais internacionais.

Em competição estarão 231 judocas, em representação de 35 países, com a seleção portuguesa a ter 39 atletas em ação, seguida da espanhola, com 34, e da italiana, com dez.

Os combates decorrem entre sábado e domingo, em sete categorias de peso (-60 kg, -66 kg, -73 kg, -81 kg, -90 kg, -100 kg e +100 kg).