Apesar de ter ficado fora dos lugares de apuramento direto, Fatoumata Diallo avançou com o sétimo registo das semifinais para a prova, marcada para terça-feira, às 21:18 locais (20:18 em Lisboa).
Patrícia Silva, de 24 anos, terminou as duas voltas à pista do Estádio Olímpico de Roma em 2.05,03 minutos, concluindo a segunda série na sexta posição, após desclassificação da suíça Rachel Pellaud.
A filantropa portuguesa, a primeira mulher lusa a subir o Evereste, vai tentar escalar o pico K2 para angariar fundos para um lar de idosos em Torres Vedras.
Portugal passa a ter 56 atletas com lugar marcado nos Jogos, que decorrem de 26 de julho a 11 de agosto, embora as vagas do atletismo só sejam confirmadas oficialmente depois de 30 de junho.
A recordista nacional da distância (22,64 segundos, em 2021) conseguiu o seu melhor registo do ano na segunda série das eliminatórias, terminando no segundo lugar, apenas atrás da francesa Helene Parisot (22,86).
Isaac Nader cumpriu a segunda série das eliminatórias em 3.38,83 minutos, garantindo o sexto lugar e a última vaga para a final, que vai ser disputada na quarta-feira, às 22:26 locais (21:26 em Lisboa).
A atleta lisboeta terminou a final sem conseguir melhorar o seu recorde pessoal (04.06,04 minutos), ao correr em 04.06,80, a 2,14 segundos da vencedora, a irlandesa Clara Mageean (04.04,66).
O campeão e o vice-campeão nacional em 2023, respetivamente, triunfaram sobre os húngaros do Bonyhád BFC, por 10-1, e os espanhóis do Victoria Beach Soccer Club, por 4-0.
A atleta natural de Lisboa, de 26 anos, concluiu as três voltas e meia à pista do Estádio Olímpico de Roma em 04.06,80 minutos, a 2,14 segundos da vencedora, que, depois da prata em Munique2022 e do bronze em Amesterdão2016, sucedeu à britânica Laura Muir, bicampeã em título.
Na segunda-feira, às 10:43 locais (09:43 em Lisboa), a velocista do Sporting vai disputar a segunda série das eliminatórias dos 200 metros, distância em que também é recordista nacional.
Apesar de se ter tornado hoje o mais jovem jogador a vencer três ‘majors’ em três superfícies diferentes, Carlos Alcaraz lembrou que esteve em dúvida para Roland Garros, na sequência de uma lesão no braço direito.
Eliminados nos quartos de final, no sábado, os ‘lobos’ derrotaram os belgas por 19-14 nas meias-finais do apuramento do quinto ao oitavo lugares e, depois, os italianos por 45-7, seleção que tinha batido os portugueses na fase de grupos.
Os atletas reuniram-se um pouco mais cedo no local da partida da terceira da etapa da prova, em Tabuaço, distrito de Viseu, muitos deles já trajados a rigor para a competição.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.