Na terceira mão da final de basquetebol, o Benfica, a jogar em casa conquistou o tricampeonato ao vencer o FC Porto, por 83-76, num jogo renhido em não faltou emoção do início ao fim.

Com o título de campeão nacional em jogo, o Benfica iniciou o encontro a pontuar e a conseguir evitar que o FC Porto fizesse os primeiros pontos no encontro, conseguindo uma vantagem de 7-0.

Apesar do arranque bastante forte dos encarnados, a verdade é que foi o FC Porto quem conseguiu terminar o 1.º quarto em vantagem, por 20-25.

Já no segundo quarto, o Benfica entrou mais agressivo e conseguiu chegar ao empate a menos de cinco minutos do final do segundo período. As águias ainda tiveram oportunidade de passar para a frente mas no meio de muita hesitação, Max Landis não foi de meias palavras e colocou os dragões em vantagem após apontar um triplo.

Contudo, o jogo estava aceso e o Benfica conseguiu mesmo recuperar dos sete pontos em atraso no decorrer da partida, para se colocar em vantagem por três pontos.

A confiança foi aumentado para o lado da casa e no fim do segundo quarto foram mesmo os encarnados quem saiu por cima, com uma vantagem de seis pontos frente aos azuis e brancos (41-35).

Como já vinha a ser apanágio do encontro, nova reviravolta no marcador, desta feita com o FC Porto a recuperar e a colocar-se com quatro pontos de vantagem (46-50).

Se o Benfica ainda conseguiu momentaneamente voltar à liderança, os dragões não perderam oportunidade de voltar para a frente e conseguiram fechar o terceiro quarto com três pontos de vantagem (56-59).

No derradeiro quarto, foi um verdadeiro 'toma lá, dá cá' com o Benfica a correr atrás da desvantagem, tendo conseguido diminuir para apenas um a faltar 6:30 para o fim do encontro. Mas, o triplo de Tony Douglas acabou por voltar a colocar o Benfica em vantagem numa altura decisiva do encontro.

Mas, o título sentenciou-se a menos de um minuto do fim com o triplo de Betinho a deixar o Benfica mais perto do tricampeonato. O marcador ainda viria a mexer mas, o título já não escapava às águias que acabou por vencer por 83-76 no terceiro jogo da final do campeonato de basquetebol.

Carter acabou por ser considerado o MVP do terceiro e derradeiro jogo da final do campeonato de basquetebol.

O emblema encarnado reforçou assim a liderança no ranking de campeonatos ao somar 30 títulos, contra doze do FC Porto e nove do Sporting.