Em dia histórico para o basquetebol português, em que Neemias Queta se tornou no primeiro luso a jogar na NBA, a federação aprovou por unanimidade em assembleia geral virtual o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

Neemias Queta mereceu um voto de felicitações no arranque dos trabalhos por parte do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Ernesto Ferreira da Silva, que funcionou por videoconferência, devido à pandemia de covid-19, e que foi corroborado por toda a audiência presente.

Para 2022, o diretor técnico nacional, Nuno Manaia, destacou os compromissos internacionais das seleções nacionais seniores, assim como da participação inédita de equipas masculinas e femininas nas Universíadas2022, em Chengdu, na China.

Foi ainda revelado o alargamento dos estágios previstos para as seleções nacionais nos escalões de sub-15 e sub-14, masculinas e femininas, assim como a previsão positiva para a retoma e conclusão das competições nacionais nos escalões de formação.

O basquetebol 3×3 mereceu, também, atenção redobrada no Plano de Atividades para 2022, bem como o minibasquetebol através do projeto Começar Bem.

No que diz respeito ao orçamento para 2022, o secretário-geral da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), João Carvalho, realçou que este “é o maior de sempre” e que “aumenta o seu apoio e o investimento nos seus principais parceiros e projetos”.

O presidente da FPB, Manuel Fernandes, mostrou-se satisfeito pela forma salutar como decorreu a Assembleia Geral e felicitou também o feito histórico alcançado por Neemias Queta.

“É gratificante e estimulante que este Plano de Atividades e Orçamento tenha tido a aprovação unânime da assembleia. Demonstra a confiança no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Direção”, referiu.

Manuel Fernandes realçou ainda o feito de Neemias Queta, que se tornou no primeiro basquetebolista português a jogar na NBA.

“Reforço que é um sonho concretizado e completamente merecido pelo grande atleta que é o Neemias Queta”, concluiu.