O canoísta Fernando Pimenta era um dos grandes candidatos portugueses ao ouro nos Jogos Europeus, contudo sai de Minsk com duas medalhas de prata, conquistadas em K1 5.000 metros, hoje, e 1.000, na quarta-feira.
O jovem Balint Kopasz, de 22 anos, foi o húngaro que lhe estragou a festa, em ambas as ocasiões por margem muito escassa: o limiano tem o ‘consolo’ de ser o mais medalhado atleta português nos recentes Jogos Europeus, com quatro medalhas de prata.
Agridoce a jornada do K4 500 de Emanuel Silva, João Ribeiro, Messias Baptista e David Varela, pois se o bronze lhes fugiu por 255 milésimos, no quarto lugar, ficou a certeza de que a tripulação, reformulada há um ano, tem mais do que potencial para em agosto, nos mundiais, conseguir o apuramento olímpico para Tóquio2020.
A equipa masculina de ténis de mesa, 12.ª do ranking mundial, e que defende o título conquistado em Baku, qualificou-se para as meias-finais da competição por equipas, depois de bater a França e a Grã-Bretanha, ambas por 3-1. Na sexta-feira, às 14:00, enfrenta o poderoso conjunto a Alemanha, terceiro da hierarquia.
Com a responsabilidade de defender o bronze de há quatro anos, o futebol de praia não começou bem com a Suíça, perdendo o desempate no prolongamento (3-2), corrigiu frente à Roménia (8-2) e hoje, no decisivo jogo com a Bielorrússia, impôs-se com 7-3, marcando encontro com a Ucrânia nas meias-finais, na sexta-feira, às 17:30, horas de Lisboa.
Na ginástica, Filipa Martins apurou-se para a final do concurso completo, sendo a oitava mais pontuada nas qualificações. Teve um desempenho regular, mas não conseguiu qualquer final por aparelho, nomeadamente solo (12,400 pontos), trave (13,633) paralelas assimétricas (13,633) e salto (13,466).
No ciclismo de pista, Maria Martins foi nona entre as 16 que concluíram a corrida por pontos, enquanto Rui Oliveira se quedou pelo 14.º lugar no ‘scratch’ depois de falhar na gestão da sua prova, atacando demasiado cedo e sem forças para reagir nas duas últimas voltas, às quais chegou no comando.
Portugal conquistou, até ao momento, duas medalhas de ouro, por Fu Yu, em ténis de mesa, e Carlos Nascimento, nos 100 metros, seis de prata, pela equipa de judo, o ciclista Nelson Oliveira no contrarrelógio, as ginastas acrobatas Bárbara Sequeira, Francisca Maia e Francisca Sampaio Maia, nas provas de combinado e de exercício dinâmico, e Fernando Pimenta, em K1 1.000 e K1 5.000.
Na prova de equilíbrio, as três ginastas ainda conseguiram uma medalha de bronze, também alcançada pela judoca Telma Monteiro (-57 kg), a estafeta mista dos 4x400 metros e Diogo Ganchinho, nos trampolins.
Com este desempenho, Portugal já superou os 10 pódios de Baku2015 e fechou o dia no 14.º lugar do medalheiro, entre as 38 seleções que já celebraram no evento que reúne 50.
Comentários