O primeiro dia dos Campeonatos Europeus Sub-18 de atletismo, a decorrer em Jerusalém, teve em Alexandre Lucas o destaque da delegação portuguesa, com a passagem à final nos 1.500 metros.

O fundista do Sobral de Ceira foi sexto classificado na primeira série, com 3.57,98 minutos, tempo suficiente para ser repescado para a final marcada para quarta-feira.

Todos os outros cinco portugueses que estiveram em ação em Jerusalém ficaram pelo caminho, sem conseguirem ultrapassar as primeiras rondas ou as qualificações.

No salto com vara, Rodrigo Alcobia (Benfica) foi 22.º com 4,40 metros. Foi necessário saltar 4,75 para o acesso à final.

A correr os 1.500 metros femininos, Beatriz Azevedo (Oliveira do Bairro) foi décima na sua série, 23.ª na geral das duas corridas, com 4.47,53 minutos.

No lançamento do martelo, Catarina Flor (CA Porto) foi chegou aos 55,53 metros, também fora da final.

O oitocentista João Brito (Pechão) foi o 11.º melhor nas eliminatórias, com 1.55,29 minutos, e falha o apuramento para a final por tempos por três lugares.

Já David Landim (JOMA) fecha a presença como 33.º nos 100 metros (11,02 segundos).

Terça-feira, segundo dia dos Europeus Sub-18, competem Francisco Calhau (qualificação do lançamento do martelo), André Silva (meias-finais dos 2.000 metros obstáculos), Tomás Silva (eliminatórias dos 400 metros barreiras) e André Barbosa (final dos 3.000 metros).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.