Os Campeonatos de Portugal de atletismo, que se disputam no Estádio Municipal de Leiria em 7 e 8 de julho, contarão pela primeira vez para o ranking mundial da IAAF e terão público junto à pista.

A competição foi hoje apresentada em Leiria, tendo o presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA) destacado as inovações da principal prova do quadro competitivo da modalidade em Portugal.

"Algumas situações do passado, em que os atletas de maior expressão pediam dispensa porque tinham 'meetings' ou outras provas, vão reduzir-se drasticamente, porque os atletas vão estar muito interessados em melhorarem a sua situação no ranking internacional", disse Jorge Vieira, referindo-se à introdução do processo de ranking da federação internacional.

Jorge Silva prosseguiu: "A partir de agora, os atletas vão preocupar-se com a sua performance individual, mas também com o evento em que estão a participar. Estarem em Leiria nos Campeonatos de Portugal vai ser uma mais-valia para o seu lugar no ranking", sublinhou o presidente federativo.

Outra novidade será a colocação de alguns espectadores em cadeiras perto dos setores de competição:

"Vamos inovar, com conta, peso e medida, para não se cometerem excessos. Mas vamos ensaiar em algumas disciplinas a aproximação do público aos atletas, com acesso à pista", disse.

Segundo Jorge Vieira, será "público neutro, não-interessado diretamente", numa experiência "nunca experimentada em eventos de tanta importância federativa".

"O público vai ali ouvir o som do pisar do atleta, levar com a areia - o que acontece muitas vezes com os juízes -, viver o maior número possível de sensações e emoções próprias daquele evento", explica o presidente da FPA, que procura assim "que as pessoas se sintam dentro da competição".

Caso seja positiva, a experiência será replicada noutras provas: "Vamos ver como corre, de modo a estreitar esta relação entre o público e os atletas em competição, para que haja uma outra imagem da competição e para que atraia mais espetadores ao estádio."

Os Campeonatos de Portugal vão levar ao Estádio Municipal de Leiria cerca de 500 atletas, "os melhores do país", muitos deles atrás de marcas de qualificação para os Europeus de agosto, em Berlim, e, também, para melhorarem a posição no ranking internacional.

"Há vários aliciantes juntos para termos um evento de muito bom nível", reforça Jorge Vieira, que tem um desejo especial:

"Temos agora um novo atleta, um novo português, Pedro Pichardo, que poderá, a par de Nelson Évora, ser candidato a bater o recorde do mundo do triplo salto. Porque não aqui em Leiria? Vamos ter aqui dois atletas ambiciosos, que querem deixar marca. Seria muito interessante esta pista ser palco, um dia, de um recorde ao mais alto nível."