A portuguesa Auriol Dongmo sagrou-se esta sexta-feira campeã mundial de lançamento do peso nos Mundiais de atletismo em pista coberta, que decorrem em Belgrado, na Sérvia.

O triunfo foi garantido com um arremesso de 20,43 metros, que representa a melhor marca mundial do ano e constitui ao mesmo tempo um novo recorde nacional absoluto, com a atleta do Sporting a pulverizar a melhor marca portuguesa de todos os tempos, que era de 19,90 metros, fixada pela própria em fevereiro último, em Pombal.

Dongmo abriu o concurso com dois lançamentos de 19,32 metros, aos quais se seguiram dois nulos. Foi, depois, ao quinto ensaio que logrou então os tais 20,43 que lhe valeram o ouro, antes de terminar com mais um nulo.

Na segunda posição ficou a norte-americana Chase Ealy (20,21) e em terceiro a neerlandesa Jessica Schilder (19,46).

Auriol Dongmo, recorde-se, foi quarta classificada nos Jogos Olímpicos de Tóquio'2020. Os 20,43 agora alcançados pela luso-camaronesa constituem igualmente a 30.ª melhor marca da história em pista coberta.

A outra atleta nacional em prova, Jéssica Inchude, convidada à última hora pela Federação Portuguesa de Atletismo, terminou na 12.ª posição, com a marca de 17,58 metros, conseguida à primeira tentativa, depois da qual fez 17,27 e um nulo, não seguindo para os três ensaios finais, destinados às oito melhores.

Os Campeonatos do Mundo de Atletismo de Pista Coberta decorrem na capital da Sérvia, até domingo. Já esta sexta-feira, Pedro Pablo Pichardo havia conquistado a primeira medalha para Portugal nestes mundiais, no caso a de prata, sagrando-se vice-campeão do mundo no triplo salto.