O Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC) vai promover quatro workshops em Medicina Desportiva, nas ilhas de Santiago, Fogo, São Vicente e Sal, de 18 a 27 deste mês, em parceria com a Direcção-geral dos Desportos de Cabo Verde.

Como nos temas “Exame medico-desportivo” e “Prevenção e tratamento das lesões desportivas”, o colóquio será conduzido por médicos e fisioterapeutas cabo-verdianos sob a presidência da Comissão Médica do COC, Humberto Évora, clínico residente em Macau e que chega a Cabo Verde como convidado do COC.

Nuno Martins, Fernando Lopes, Carlos Rodriguez e Alfredo Lima são outros dos médicos que estarão neste workshops, que também conta com o envolvimento dos fisioterapeutas Milton Cabral, Liliana Oliveira, para além de Alberto Gomes e Adérito Andres das Emergências Mécidas da Proteção Civil.

De acordo com o COC, a iniciativa tem como objetivo trabalhar as temáticas propostas com os médicos, fisioterapeutas, dirigentes, treinadores e atletas residentes em Cabo Verde de modo a desenvolver o desporto nas ilhas.

De acordo com a programação, o workshop arranca na Cidade da Praia, na terça-feira, com a sessão de abertura, que irá contar com a presença da presidente do COC, Filomena Fortes.

Depois da Cidade da Praia, a ilha do Fogo recebe o evento no dia 21, na cidade de São Filipe, na sede da Cruz Vermelha, estando o dia 24 reservado à ilha de São Vicente em cerimónia a realizar-se-á no Centro de estágio e culmina a 27 a ilha do Sal no espaço desportivo do Académico Aeroporto do Sal.