As poucas pesquisas sobre Gout Gout na internet devolvem poucos resultados, mas será uma questão de tempo até se começar a falar do próximo fenómeno do atletismo de velocidade. Aos 16 anos, este australiano, filho de emigrantes do Sudão do Sul, correu os 100 metros dos campeonatos nacionais da Austrália, em abril deste ano, em 10,29 segundos, tempo que lhe deu o título.

Os seus pais chegaram a Austrália como refugiados em 2025. Dois anos depois, nascia Gout Gout.

O que mais impressionou foi a forma como terminou sozinho, depois de ganhar vantagem nos últimos 60 metros. E pensar que tem quatro anos menos que os seus rivais.

Na próxima semana, o mundo poderá ficar a conhecer melhor Gout Gout, nos Campeonatos do Mundo de atletismo de sub-20, que se realizam em Lima, Peru.

Mas não é só nos 100 metros quer brilha. O jovem velocista tem 20.69 segundos como melhor marca nos 200 metros. É sempre bom recordar que tem apenas 16 anos.

"É como se nascesse para isto. Correr é a coisa que mais gosto de fazer. Só estar aqui com tantas estrelas, tantos corredores rápidos...", comentava Gout Gout ao site australiano 'ABC, durante os campeonatos australianos de sub-20,

A presidente da Federação australiana de atletismo, Jane Flemming, comparou o jovem velocista a Usain Bolt e percebe-se porquê: a estampa física, a estatura, a velocidade depois dos 40 metros... Comparações que só dão mais motivação a Gout Gout.

"É bom ser comparado com Usain Bolt porque ele é, sem dúvidas, o melhor atleta de sempre. Mas claro, sou Gout Gout, estou a tentar criar o meu nome. Se conseguir chegar ao nível dele, então sim, será uma grande conquista", disse ao mesmo site.

Neste vídeo que se segue, Gout Gout acelera para terminar sozinho a final dos 100 metros nos campeonatos australianos de sub-18, no dia 16 de março de 2024.

O próximo passo de Gout Gout é trabalhar para tentar as medalhas nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, quando ele tiver 20 anos.