A atleta Inês Henriques é a primeira esperança de medalhas lusa a disputar um pódio, quando cumprir hoje a final dos 50 km marcha femininos, no segundo dia de competições dos Europeus de atletismo de Berlim.

As duas finais dos 50 km marcha iniciam-se às 07:35 portuguesas, numa manhã que se prevê quente em Berlim, o que pode condicionar os resultados finais, algo já esperado pela atual campeã mundial e ex-recordista mundial da distância.

"Fizemos a preparação necessária para estes campeonatos, com a noção de que temos de estar preparados para enfrentar tudo. Segundo as informações, estará muito calor e toda a estratégia da competição irá passar por isso. A intenção é começar com cautela e ver como o corpo vai reagindo", afirmou a atleta.

Ao mesmo tempo disputa-se a final masculina com a presença de dois experientes atletas portugueses, com Pedro Isidro a correr para melhorar as suas marcas, enquanto João Vieira vai se tornar no atleta luso com mais presenças em Europeus, a par de Fernanda Ribeiro.

Ainda de manhã, mas já no Estádio Olímpico, estará em ação no lançamento do peso Eliana Bandeira, atleta de origem brasileira que representa o Juventude Vidigalense, numa qualificiação difícil, em que tem 20 atletas com melhor resultado do que o seu nesta época.

Os 400 metros também terão o seu início com as eliminatórias e presença de Ricardo dos Santos, atleta que está inscrito ainda nos 200 e 4x100 metros.

A finalizar a manhã, estará André Pereira, que se estreia nos 3.000 metros obstáculos.

Na parte da tarde, destaque para duas finais com portugueses, os 10.000 metros masculinos, com Samuelo Barata, e o lançamento do peso com Tsanko Arnaudov, atleta medalha de bronze em Amesterdão2016, mas que já afirmou sentir-se atrasado na preparação em relação aos outros atletas da final.

Destaque ainda para as meias-finais dos 100 metros masculinos, nas quais competem três portugueses, Carlos Nascimento, Yazaldes Nascimento e José Pedro Lopes, enquanto Lorene Bazolo disputa as meias-finais femininas da mesma distância.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.