O atleta português Tsanko Arnaudov apurou-se hoje para a final da prova de lançamento do peso dos Europeus de atletismo de Berlim, enquanto Francisco Belo acabou eliminado.

Tsanko Arnaudov conseguiu o apuramento ao lançar o engenho a 19,89 metros, ao segundo ensaio, que lhe valeu o sexto lugar no grupo B e 10.º no global, enquanto Francisco Belo foi sétimo no grupo A, 14.º no global, sendo afastado.

"Este lançamento foi tudo menos 'raiva'. Os melhores lançamentos são quando há mais fluidez, mais descontração e velocidade. Quando há raiva e ganância não se vai tão longe. Este foi com os pés bem assentes no chão", explicou o benfiquista no final da sua prova, contente pela interação com o público, que muito o ovacionou.

Sobre a final, antecipou: "É para preparar como uma competição como as outras. É oportunidade para fazer três lançamentos e o direito para ter mais três. Para encarar com mais tranquilidade ainda, não pelas medalhas."

"Não foi só com o último [lançamento]. Fiquei zangado com todos na verdade, porque só faltaram pequenos pormenores. O círculo era muito rápido em comparação com aquele que tivemos agora na pista de aquecimento, isso implica que tenhamos de mudar alguns pormenores e ter sensibilidade para alterar em poucos minutos com poucos lançamentos, mas isso é igual para todos", afirmou Francisco Belo, no final, referindo ainda que "faltou muito pouco para poder sair um grande lançamento".

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.