A portuguesa Lecabela Quaresma apontou hoje que melhorar o recorde pessoal no pentatlo (4.473 pontos) seria um bom resultado nos Mundiais de atletismo em pista coberta, em Birmingham, onde vai competir na sexta-feira.

Presente na prova a convite da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), a atleta da Juventude Vidigalense assume que esta época não tem corrido bem.

"Quando soube do convite, fiquei na dúvida: será que devo ir, porque a minha [prova de] pista coberta não foi muito famosa. Comecei mal, mas, com este convite, posso acabar bem", disse aos jornalistas em declarações antes da competição.

Mais à vontade nos 60 metros barreiras e com pior desempenho no salto em comprimento, a atleta de 28 anos admitiu que a falta de confiança pode ser o principal obstáculo.

"O objetivo neste campeonato é sorrir e bater o meu recorde pessoal dos 4.473 pontos. E acredito que será possível. Só tenho de acreditar em mim, porque se eu acreditar em mim, tudo é possível", afirmou.

O treinador Mário Aníbal garantiu que, fisicamente, Lecabela Quaresma está bem, e que investiu no treino emocional e em transmitir confiança.

Em termos técnicos, o antigo campeão nacional de decatlo acredita que a prova do salto em comprimento pode ser melhorada, reduzindo a elevada taxa de nulos, como aconteceu nos Nacionais em pista coberta, em Pombal.

"Isto obviamente retira confiança. Na sexta-feira, o que temos de fazer é medir bem a corrida, fazer duas ou três corridas no aquecimento para acertar e ela pode apanhar um salto e fazer 6,20 metros no mínimo", adiantou o técnico.

A atleta da Juventude Vidigalense tem a 10.ª marca entre as 12 participantes na prova que se vai prolongar por todo o dia, entre as 10:25, com a prova dos 60 metros barreiras, e as 20:17, com os 800 metros.

Lecabela Quaresma é a segunda melhor portuguesa de sempre no pentatlo, atrás de Naide Gomes, que mantém o recorde nacional nos 4.759 pontos, alcançados em Budapeste, em 2004.

Portugal participa nos Mundiais, que se disputam hoje e domingo em Birmingham, no Reino Unido, com oito atletas: Nelson Évora (triplo salto), Tsanko Arnaudov (lançamento do peso), Cátia Azevedo (400 metros e 4x400 metros), Lorene Bazolo (60 metros), Dorothé Évora, Filipa Martins e Rivinilda Mentai (4x400 metros), e Lecabela Quaresma (pentatlo).