O velocista João Coelho estabeleceu hoje o novo recorde nacional dos 400 metros em pista coberta, na qualificação para as semifinais dos Mundiais, em Glasgow, avançado na competição com o também português Omar Elkhatib.

João Coelho, de 24 anos, cumpriu as duas voltas à pista curta escocesa em 46,35 segundos, sendo segundo na quarta manga, atrás do belga Alexander Doom (46,11), retirando 16 centésimos à anterior melhor marca (46,51), que já detinha desde os Europeus de 2023, em Istambul.

O atleta do Sporting conseguiu o quarto tempo nas eliminatórias, dominadas pelo checo Matéj Krsek (46,07), à frente do norueguês Karsten Warholm, campeão olímpico e do mundo dos 400 barreiras, avançando para as semifinais juntamente com o benfiquista Omar Elkhatib, que, com o seu novo recorde pessoal (46,99), foi o terceiro repescado.

Os dois portugueses vão estar entre os 12 mais rápidos das eliminatórias, que, ainda hoje, a partir das 21:10, vão disputar os seis lugares na final, marcada para sábado, à mesma hora.

Cátia Azevedo foi a primeira portuguesa a competir nos Mundiais ‘indoor’, também nos 400 metros, terminando a sua participação individual no 14.º lugar, com a marca de 52,92 segundos, uma semana depois de ter voltado a melhorar o seu recorde nacional para 52,43, em Madrid.

Também esta manhã, Jessica Inchude e Eliana Bandeira disputam a final direta do concurso do lançamento do peso.