O recordista nacional do lançamento de peso, Tsanko Arnaudov, manifestou hoje estar "bem, tranquilo e confiante" para a sua estreia nos Mundiais de Londres, no sábado de manhã.

"Sinto-me bem, tranquilo e confiante. Espero estar no meu melhor da época. Nunca sabemos como é que vamos estar de uma prova para a outra, mas a média que tenho dado ao longo destes meses tem sido boa e espero conseguir continuar a fazer essa média aqui", disse, em declarações na capital britânica de antecipação à prova.

O detentor do recorde de Portugal, com 21,56 metros, declarou a ambição de chegar o mais longe possível na prova e "olhar sempre para cima, para o lugar mais alto do pódio".

Já Francisco Belo, que também vai competir na mesma prova, alertou para a dificuldade em fazer prognósticos, admitindo que sejam feitos lançamentos acima dos 22 metros e até que seja batido o recorde mundial (23,12 metros).

"Isto está mesmo muito difícil, esta é uma das competições dos Mundiais é o lançamento do peso, está extraordinariamente forte. O que é muito bom. Vai ser uma competição interessante, as pessoas vão gostar de ver", vincou.

Belo tem como recorde pessoal 20,85 metros, distância que gostaria de melhorar para conseguir ir à final, no domingo à noite.

Quanto a ultrapassar os 21 metros, disse que "se não for esta época será na próxima".

Os Mundiais de Atletismo começam hoje em Londres e decorrem até 13 de agosto.