Os Campeonatos do Mundo de atletismo em pista coberta de Birmingham começam hoje, ainda sem portugueses em ação e com um programa reduzido de apenas três finais, no salto em altura e 3.000 metros femininos.

Para ver os portugueses a competir será preciso esperar por sexta-feira, com Lecabela Quaresma a abrir o seu pentatlo logo às 10:18.

Hoje, a única corrida é a final direta dos 3.000 metros, distância sem lusas há oito anos, mas em que já brilharam Fernanda Ribeiro, com bronze, e Albertina Dias e Marina Bastos, com quartos lugares.

A etíope Genzebe Dibaba defende o título, perante a campeã dos 1.500 metros Sifan Hassan e a dupla campeã mundial, Helen Obiri. As melhores do 'velho continente' são Laura Muir, a britânica que venceu nos dois últimos europeus, e a alemã Konstanze Klosterhalfen, em grande progressão esta época.

No salto em altura feminino, ninguém duvida da vitória de Mariya Lasitskene. A russa já passou 2,04 metros, mais sete centímetros do que qualquer uma das rivais.

Ao mesmo tempo, vai decorrer a final do salto para homens e aí o 'fosso' entre os primeiros é bem menor. O favorito é o qatari Mutaz Essa Barshim, eleito atleta do ano de 2017. Barshem 'vale' esta época 2,38, só mais um centímetro do que o russo Danil Lysenko, sempre muito regular.

Programa das finais do dia:

18:45 - salto em altura (m)

18:45 - salto em altura (f)

20:15 - 3.000 metros (f)