O bicampeão em título Nelson Évora obteve esta sexta-feira a qualificação direta para a final de domingo do triplo-salto dos Campeonatos Europeus de pista coberta, que decorrem em Glasgow, na Escócia.

Nelson Évora teve um primeiro salto de 16,47 metros e no seu segundo ensaio conseguiu 16,89, mais 19 centímetros do que a marca de qualificação direta. Depois, ficou a observar os adversários, embora recuse disso tirar ilações para a final.

"Muito boas sensações. Estava demasiado relaxado no primeiro ensaio, pois pensei que uma corrida mais suave podia dar para a marca de qualificação. Mas, tive de dar um pouco mais de gás para o segundo ensaio. Foi um bom salto, mas é preciso mais", referiu o atleta luso, adiantando que "importa é como acaba e nunca como começa".

Numa antecipação da final, que terá lugar o domingo, Nelson Évora não esconde o que lhe vai na alma, admitindo o desejo de chegar à terceira medalha de ouro consecutiva, repetindo Praga (2015) e Belgrado (2017).

"Na final, vou tentar fazer o melhor. Se estiver num dia sim, o objetivo é chegar à medalha de ouro, sem dúvida, e bater o meu recorde pessoal", referiu o atleta, que tem como melhor registo em pista coberta os 17,40 metros que, em Birmingham, em 03 de março de 2018, lhe valeram o bronze nos Mundiais.

Para já, Nelson Évora está satisfeito, como se viu antes do segundo ensaio, que lhe deu a qualificação direta para a final, ao pedir os aplausos do público.

"Um atleta que vem para a pista tem de se divertir e fazer o público divertir-se. Aqui o que importava era a interação com o público, não tanto o apoio", concluiu.

Nelson Évora foi o melhor da qualificação, com mais oito centímetros do que o alemão Max Hess e o azeri Nazim Babayev.