A seleção portuguesa de atletismo terminou hoje na frente o segundo dia da I Liga das nações, mantendo, com uma jornada por disputar, na luta pela subida à Superliga.

Após o segundo dia de provas, Portugal soma 163 pontos, mais 23 do que a Holanda e 24 do que a Noruega, seleção que organiza a prova em Sandnes.

Carlos Nascimento foi o único português a vencer a sua prova, ao ser o mais forte nos 100 metros, que correu em 10,64 segundos, com Lorene Bazolo a ser segunda na mesma distância no setor feminino, em 11,75.

Também no segundo lugar ficou a estafeta 4x100 metros (Frederico Curvelo, Diogo Antunes, Carlos Nascimento, Delvis Santos), com uma marca de 39,79 segundos, e Paulo Rosário nos 1.500 metros, em 3.45,18 minutos, batido apenas pelo norueguês Jakob Ingebrigtsen, campeão europeu de 1500 e 5000 metros.

"Eu falei com a minha treinadora, ela disse-me que se estivesse muito vento para correr com calma, tentando fazer o melhor resultado possível e foi o que eu fiz, tentando chegar o mais perto possível do Ingebrigtsen, responder com a segurança de evitar que alguém viesse de trás e me surpreendesse", disse Paulo Rosário, citado pela Federação Portuguesa de Atletismo.

Sem as olímpicas Patrícia Mamona e Susana Costa, Evelise Veiga foi terceira no triplo salto, com 13,94 metros, uma marca que considera que "não foi o melhor dos saltos".

"Mas as condições não foram as melhores, nem tinha treino específico. Mas saio daqui contente, pelo que fizemos ao longo do dia, ajudando Portugal a estar na luta pela subida", afirmou.

Também no lugar mais baixo do pódio ficaram Cátia Azevedo (52,44 segundos) e Ricardo dos Santos (46,74), ambos nos 400 metros, a jovem Mariana Machado (9.49,98 minutos), nos 3.000 metros, e a estafeta feminina 4x100 (Sofia Duarte, Lorene Bazolo, Olímpia Barbosa, Catarina Lourenço), que fez 44,94 segundos.

Sem que qualquer português ficasse fora dos oito primeiros, Vera Barbosa (400 barreiras), Tsanko Arnaudov (peso), Hélio Gomes (5.000 metros), Joana Soares (3.000 metros obstáculos) e Ivo Tavares (comprimento) foram quartos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.