O coordenador técnico da Corrida de São Silvestre da Praia, o português Tiago Silva, recordista europeu e mundial dos 4x100 metros, já se encontra em Cabo Verde e vai competir esta terça-feira na prova da velocidade dos 150 metros.
O velocista adiantou à Inforpress que vai estar a liderar a organização técnica de São Silvestre da Praia e que o objetivo está focado no sucesso deste evento, mas que vai aproveitar a ocasião para competir «sem stress e para divertir» na prova da velocidade dos 150 metros, programada para encerrar este evento em homenagem ao mítico “Scarafi”.
Tiago Silva disse apesar da sua veterania, caminha-se para os 33 anos, espera festejar o título de campeão nacional em Portugal e participar noutras competições internacionais nas terras de Camões.
Quanto à prova na sua generalidade, afirma que a organização tem estado a trabalhar para que ela fique durante muitos anos na agenda desportiva cabo-verdiana, assim como em outras paragens, alegando que São Silvestre existe em todas as partes do mundo.
Responsável técnico paralímpico dos atletas cabo-verdianos residentes em Portugal, Tiago Silva destacou a iniciativa do Comité Paralímpico Cabo-verdiano (COPAC), particularmente do mentor deste evento, Orlandinho Mascarenhas, secretário-geral da organização, alegando que quer levar esta experiência à Portugal.
«Todos têm de ter esta noção de saber como é que Cabo Verde vive o desporto», atesta Tiago Silva, alegando que a competição destaca-se pelo facto de envolver atletas paralímpicos e olímpicos em simultâneos.
Considera ser muito importante homenagear o mítico “Scarafi” assim como o paralímpico recentemente falecido, “Francisco”, considerando que a inclusão do desporto paralímpico e o olímpico vai ao encontro do movimento paralímpico mundial, para que não haja distinção entre os atletas.
Tiago Silva iniciou a sua carreira em 2001/02 como atleta guia do paralímpico português Nuno Alves e logo na sua primeira participação paralímpica ganhara a medalha de bronze nos 1.500 metros e quarto classificado nos 5.000 metros.
Em 2003, trabalhou como atleta guia de Firmino Baptista nos 100 e 200 metros, bateram o record da Europa e do Mundo nos 4x100 metros estafeta e participou na melhor participação portuguesa de sempre no Campeonato da Europa em IAAF com mais de 12 medalhas.
Em 2004, trabalhou com o atleta paralímpico José Gameiro, medalhado dos Jogos Paralímpicos de Atlanta, tendo ainda desempenhado as funções de diretor da Associação Nacional dos Deficientes Visuais, em Portugal.
A São Silvestre da Praia terá com partida no Complexo Desportivo Adega em Achada Grande e meta no Largo do Estádio da Várzea.