A neerlandesa Femke Bol estabeleceu hoje a melhor marca mundial dos 400 metros em pista coberta, 49,17 segundos na final dos Mundiais de atletismo ‘indoor’, em Glasgow, e retirou sete centésimos a um recorde que já lhe pertencia.

Duas semanas depois de ter fixado o recorde mundial que vigorava na antecâmara dos Mundiais, com o tempo de 49,24 segundos nos campeonatos de pista coberta dos Países Baixos, a velocista de 23 anos bateu essa marca na final de hoje à noite.

Bicampeã europeia dos 400 metros e da estafeta 4x400 metros em pista coberta à partida para Glasgow, Femke Bol foi mais rápida em quase um segundo do que a segunda classificada, a compatriota Lieke Klaver (50,16 segundos), numa corrida em que Alexis Holmes arrecadou a medalha de bronze, com a marca de 50,24 segundos.

O segundo dia do evento encerrou com a prova masculina dos 60 metros barreiras e com a prova feminina dos 60 metros, com Grant Holloway a manter uma invencibilidade que perdura há 10 anos, numa disciplina em que fixou o recorde mundial em 7,27 segundos, nos campeonatos norte-americanos, em 18 de fevereiro, realizados na cidade de Albuquerque.

O velocista de 26 anos sagrou-se bicampeão mundial de pista coberta com uma marca de 7,29 segundos, recorde dos campeonatos, tendo cruzado a meta à frente de Lorenzo Ndele Simonelli, medalha de prata com 7,43 segundos, recorde nacional italiano, e do francês Just Kwaou-Mathey, que cumpriu a distância em 7,47 segundos e foi bronze.

Julien Alfred tornou-se na primeira atleta de Santa Lúcia a conquistar uma medalha em Mundiais de pista coberta, e logo de ouro, ao correr a final da prova feminina dos 60 metros em 6,98 segundos, a melhor marca mundial de 2024.

A velocista do país caribenho foi dois centésimos mais rápida do que a polaca Ewa Swoboda, medalha de prata, e sete centésimos mais rápida do que a italiana Zaynab Dosso, bronze.

Nos 3.000 metros, Josh Kerr, atleta natural de Edimburgo, venceu a prova masculina em representação do Reino Unido, com um tempo de 7.42,98 minutos, após superar a concorrência na última volta, enquanto a norte-americana Elle St.Pierre venceu a corrida feminina com a marca de 8.20,87 minutos, à frente da etíope Gudaf Tsegay, favorita à partida para a competição.

A britânica Molly Caudery venceu a prova feminina do salto com vara, ao elevar-se acima dos 4,80 metros, enquanto o belga Alexander Doom venceu os 400 metros, com um tempo de 45,25 segundos, numa final em que o português João Coelho foi quarto classificado.

Hugues Fabrice Zango, do Burquina Faso, venceu a final masculina do triplo salto, com a marca de 17,53 metros, à frente do argelino Yasser Mohammed Triki, prata, com 17,35 metros, e do português Tiago Luís Pereira, bronze, com 17,08 metros.

A 19.ª edição dos Campeonatos do Mundo de atletismo em pista coberta encerra no domingo, dia em que se realizam as finais dos 800 metros e dos 1.500 metros, bem como as finais femininas do salto em comprimento e do triplo salto e as masculinas do salto em altura e do salto com vara.