Samuel Barata vai ser o único atleta português a competir nos Campeonatos do Mundo de Estrada, na distância de meia maratona, prova que se realiza em Riga em 30 de setembro e 01 de outubro.

A convocatória da Federação Portuguesa de Atletismo só deverá ser divulgada na sexta-feira, mas o nome do benfiquista já aparece na lista final de inscritos para a meia maratona de Riga, hoje divulgada pela World Athletics.

Em Riga, o programa destes Campeonatos, que se disputam pela primeira vez de forma unificada, inclui ainda corridas de estrada da dupla milha e de 5 quilómetros.

Barata, único atleta português de topo em provas de estrada, bateu no sábado o recorde nacional de 10 quilómetros, em corrida realizada em Brasov, na Roménia.

O fundista do Benfica foi o primeiro atleta europeu, ao classificar-se no sétimo lugar, com o tempo de 27.45 minutos. A marca bate o anterior recorde nacional por 26 segundos, que durou 38 anos e fora fixado por Fernando Mamede, antigo recordista mundial de 10.000 metros.