As preocupações ecológicas, que levaram ao lançamento da marca ‘Evento Verde’, marcam a 11.ª edição da São Silvestre de Lisboa, que foi hoje apresentada e está marcada para sábado, com 12 mil inscritos.

De acordo com o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML), Duarte Cordeiro, trata-se de um evento que conjuga as vertentes de desporto de massas e alta competição, engrandecendo o nome da cidade.

A edição de 2018 tem um cariz especial, já que deu resposta às preocupações manifestadas, em inquérito, por mais de 2 mil participantes da edição de 2017.

“Já tínhamos alguns comportamentos ambientais, mas esse questionário aos participantes (da última edição) deu-nos indicações de que não era suficiente. Assim, entendemos ir mais além”, explicou o diretor da corrida, Hugo Sousa.

De acordo com o responsável, “foram reduzidos em 83.000 os sacos e embalagens plásticas, encurtada a promoção em papel e aumentados os pontos de reciclagem”, existindo também uma preocupação com a reutilização de objetivos antigos e as emissões de carbono, com os carros de apoio “integralmente elétricos”.

Em termos competitivos, a atração principal é a tradicional ‘guerra dos sexos’, com as mulheres a terem este ano uma vantagem de 3.53 minutos sobre os homens.

Dulce Félix e Melanie Santos, ambas do Benfica, e a individual Ercília Machado, prometeram que os homens terão de esperar mais um ano para as derrotarem, enquanto Hermano Ferreira (Escola de Atletismo de Coimbra), Ricardo Ribas (Sporting de Braga) e Samuel Barata e João Pereira (ambos do Benfica) querem recuperar.

“É difícil, mas não impossível”, garantiu Hermano Ferreira.

Jessica Augusto e Susana Godinho, ambas do Sporting, Silvana Dias, do Sporting de Braga, Doroteia Peixoto, do Amigos da Montanha, e Vera Nunes, do GFD Running, também estarão na prova feminina e o benfiquista Emanuel Rolim na masculina.

A prova volta a terminar nos Restauradores, ocupando a Avenida da Liberdade no quilómetro final, com as partidas de elite a partir das 17:26. Antes, ás 15:00, há a São Silvestre da Pequenada, na Avenida da Liberdade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.