Paulo Bernardo e Fernando Tavares, ambos vice-presidentes da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), candidatam-se à liderança do organismo e à sucessão de Jorge Vieira, que cumpre o terceiro e último mandato, enquanto Domingos Castro ficou fora da corrida.

O antigo atleta olímpico, de 60 anos, apresentou a candidatura ‘Movimento de mudança’ em 23 de abril e, desde então, protagonizou uma campanha com especial notoriedade mediática e inúmeras promessas eleitorais.

Paulo Guerra e Sara Moreira apresentavam-se a ‘vices’, num elenco em que Carlos Paula Cardoso, antigo presidente da Confederação do Desporto de Portugal, se candidatava líder da Mesa de Assembleia Geral (MAG), tendo como mandatário Luís Alves Monteiro, líder da Associação de Atletas Olímpicos de Portugal (AAOP).

A Lista B acabou por ser excluída pela MAG, por não suprir irregularidades dentro do tempo regulamentar, nomeadamente a apresentação dos documentos de identificação dos candidatos, tendo Domingos Castro apresentado uma providência cautelar, na quarta-feira, já depois de ter sido rejeitada a sua reclamação.

O vice-campeão do mundo dos 5.000 metros em 1987 e recordista nacional de 20 e de 25 quilómetros desde 1999 e 1996 está, então, fora da ‘câmara de chamada’ para as eleições marcadas para sábado, entre as entre as 15:00 e as 17:00, no auditório do Centro de Medicina Desportiva, no Estádio Universitário de Lisboa.

Paulo Bernardo, vice-presidente nos mandatos de Vieira, encabeça a Lista A e Fernando Tavares, que também integrou as últimas três direções federativas, a última das quais como ‘vice’, lidera a Lista C, depois de terem apontado as suas ‘baterias’ aos eleitores e não tanto ao público.

O presidente da FPA vai ser eleito por 65 delegados – 44 em representação das associações regionais (dois por cada), cinco dos atletas, cinco dos treinadores e outros tantos dos juízes, três dos atletas veteranos, dois dos organizadores de provas e um da Associação de Trail Running de Portugal.

Paulo Bernardo, de 50 anos, apresenta-se com Joaquim Machado, o atual presidente da MAG, para a liderança deste órgão, contando ainda com o atleta Diogo Antunes para uma das vice-presidências e a ex-marchadora Inês Henriques como mandatária da candidatura “Competência comprovada, ambição renovada”.

O antigo recordista nacional do lançamento do disco concorre frente a Fernando Tavares, que, aos 61 anos, lidera a Lista C, depois de ter estado em todas as três direções lideradas por Jorge Vieira, neste último mandato igualmente como vice-presidente, depois de ter sido vogal nos dois anteriores e de o ter coadjuvado quando este foi Diretor Técnico Nacional.

Acompanham Tavares, na candidatura ‘Do atletismo para o atletismo’, Rui Vieira, vogal da comissão executiva do Comité Olímpico de Portugal (COP), como um dos candidatos a ‘vice’, e José Gião Falcato à MAG.

Jorge Vieira cumpre no atual ciclo olímpico o seu terceiro e último mandato, após ter derrotado por duas vezes António de Carvalho Nobre, em 2016 – 31 votos contra 27 – e em 2020 - 34 contra 25 –, e Leonel Carvalho, em 2012 – 40 contra 19 –, quando sucedeu a Fernando Mota, que presidiu à direção da FPA durante 20 anos.